Anunciados em dezembro do ano passado, os testes de implantes em seres humanos da Neuralink estão prestes a começar. Inclusive, a startup de interface de controle cerebral liderada por Elon Musk já liberou formulário para as primeiras candidaturas.

Em comunicado publicado na última terça-feira (19), a empresa anunciou que recebeu a aprovação do conselho de revisão institucional independente e de seu primeiro hospital para iniciar o recrutamento de seu primeiro ensaio clínico em humanos.

Neste estudo intitulado de PRIME (Precise Robotically Implanted Brain-Computer Interface), o robô R1 será usado para colocar cirurgicamente os fios ultrafinos e flexíveis do implante N1 — no caso, a interface cérebro-computador — em uma região do cérebro que controla a intenção de movimentação.

Testes com o chip cerebral da Neuralink
Imagem: reprodução

Uma vez instalado, o chip da Neuralink classificado como “esteticamente invisível” será destinado a registrar e transmitir sinais cerebrais sem fio para um aplicativo que decodifica a intenção de movimento.

E o ensaio clínico tem dois objetivos claros: avaliar a segurança do implante N1, além de avaliar a capacidade funcional da interface cérebro-computador em permitir que indivíduos controlem um cursor ou teclado de computador usando apenas seus pensamentos.

[–quebra–]

Quem pode se inscrever nos testes da Neuralink

Segundo as diretrizes, qualquer pessoa nos Estados Unidos, com pelo menos 18 anos de idade e que consiga comprovar que tenha tetraplegia, paraplegia, perda de visão, perda auditiva, incapacidade de fala ou amputações graves de membros pode participar do recrutamento.

Mais informações sobre o estudo PRIME podem ser conferidas neste link.