Em meio a sua luta para aumentar o número de assinantes, a Netflix enfrentou no primeiro trimestre de 2022 uma perda de 200 mil assinantes no mundo todo.

Agora, a expectativa é que, no segundo trimestre, esse número chegue a 2 milhões de assinantes perdidos. “Nosso crescimento de receita desacelerou consideravelmente. A Covid obscureceu o cenário ao aumentar significativamente nossos assinantes em 2020, levando-nos a acreditar que a maior parte de nosso crescimento em 2021 se deveu ao avanço da doença”, comenta a empresa em uma carta aos acionistas.

Mas a diminuição no número de assinantes pode estar ligada a outro fator. Em janeiro deste ano, a Netflix anunciou seu primeiro aumento de assinatura em dois anos. Isso fez com que o streaming perdesse cerca de 600 mil clientes nos EUA e Canadá.

Além disso, a companhia estima que 100 milhões de lares usam o serviço por meio de senhas compartilhadas e, portanto, para maximizar seus lucros, pretende fechar o cerco contra essa prática.

“O grande número de famílias compartilhando contas – combinado com a concorrência, está criando ventos contrários no crescimento da receita”, revela a empresa.

Outra área afetada por essa queda no número de assinantes foi nas ações da empresa. Estima-se que a Netflix tenha perdido 23% no valor de suas ações.

Ao que parece, para tentar contornar isso, a Netflix considera a implementação de um plano mais barato, que pode conter anúncios em meio aos programas – algo semelhante ao que já acontece na HBO Max e Disney+.

“Aqueles que seguem a Netflix sabem que sou contra a complexidade da publicidade e sou um grande fã da simplicidade da assinatura. Mas, por mais que eu seja fã disso, sou um grande fã da escolha do consumidor”, disse Reed Hastings, CEO da Netflix.
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Meios de entretenimento além da Netflix

Netflix
Imagem: Dima Solomin/Unsplash

A grande preocupação na diminuição dos assinantes pode não estar ligada diretamente aos concorrentes diretos, mas sim a outros meios de entretenimento. Uma pesquisa feita pela Deloitte mostra que os consumidores de 14 a 25 anos passam mais tempo jogando ou vendo vídeos criados por outros usuários, como TikTok e YouTube, do que assistindo filmes ou séries no streaming.

Por conta disso, a Netflix começou a investir em jogos para tentar atrair um novo público, mas, ao que parece, isso ainda não ofereceu resultados significativos.

Via: The Verge