Um avião supersônico está em estágio avançado de construção pela NASA, a agência espacial estadunidense, e o plano é o de que seu voo inaugural aconteça ainda em 2023, embora isso seja apenas uma ideia e não um calendário formalizado.

Segundo as informações vindas da própria agência, a aeronave – nomeada “X59” – vai testar tecnologias de redução avançada de som, no intuito de diminuir o impacto sonoro causado pelo ar comprimido, um efeito de veículos aéreos capazes de quebrar a barreira do som. Se você quiser entender de uma forma mais fácil: sabe o “sonic boom” do Guile, em Street Fighter? Bom, ele existe – só que menos “raio que sai dos punhos” e mais “um estouro ignorante capaz de destruir os seus ouvidos”.

NASA está construindo avião supersônico silencioso, e primeiro voo deve ser em 2023
NASA está construindo avião supersônico silencioso, e primeiro voo deve ser em 2023

A notícia passou relativamente despercebida em virtude de outros feitos mais relevantes da agência – o voo inaugural e o sucesso da missão Artemis ao redor da Lua, a seleção dos astronautas da primeira missão tripulada do mesmo projeto, por exemplo – mas o que já se sabe é: o avião está em desenvolvimento pelas mãos da Lockheed Martin, que ganhou a licitação oferecida pela NASA em 2016 e, depois de alguns testes de estabilidade de voo em túneis de vento, a oferta completa foi renovada em 2018.

Essa parte da estabilidade é a mais importante, segundo a agência, tendo em vista que, em caso de anomalia, o piloto terá que “pegar” a aeronave e controlá-la manualmente. E a X-59 é uma aeronave sem janela frontal, para aprimorar efeitos aerodinâmicos. Isso porque o “nariz” do avião é bem alongado, a fim de oferecer pouca resistência do ar, o que se converte em dois benefícios: o primeiro é o aumento da velocidade em um tempo menor, e o segundo, um “boom” da quebra da barreira do som mais silencioso.

Assim sendo, a visibilidade humana do X-59 é conferida por janelas laterais e câmeras frontais de alta definição.

No que tange a números, a aeronave é desenhada para obter uma velocidade máxima de 1.593 quilômetros por hora (km/h) – ou, em termos científicos, aproximadamente 1,5 vez mais que o limite da barreira do som (1239 km/h). Tudo isso alimentado pelo mesmo motor de aviões de caça como o Gripen ou o Super Hornet.

O que acontece agora é a remontagem completa da aeronave – ela vinha transitando entre o Texas e a Califórnia para vários testes em partes separadas e alguns onde ela estava totalmente montada – para mais testes de integridade física, mas a NASA está confiante que o voo inaugural público será ainda este ano.

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