[ESPECIAL] Saiba por que 2021 foi o ano da Riot Games
Riot encerra o ano com diversos feitos relevantes, incluindo recordes, anúncio de novos jogos e o sucesso da série "Arcane"By - Igor Shimabukuro, 21 dezembro 2021 às 17:41
Inauguração da empresa, entrada na bolsa de valores ou superávit inédito são alguns eventos que podem eternizar momentos — e períodos — de qualquer companhia. Curiosamente, nenhum desses acontecimentos figurou no calendário da Riot Games deste ano, mas isso não foi impeditivo para que 2021 entrasse para os anais da instituição.
E teve de tudo: chegada avassaladora de jogo para celular, lançamento de diversos títulos e anúncios de outros games para um futuro próximo, novos recordes, avanços do MMORPG inspirado em League of Legends, parcerias e crossovers, além é claro, da estreia da série “Arcane” na Netflix.
Todas estas novidades serviram para mostrar o real peso do LoLzinho a níveis globais, mas muito mais que isso, reforçaram como expandir o universo do MOBA para outros formatos e otimizar a exploração do título lançado em 2009 puderam dar um novo gás para a Riot, ampliando o portfólio até então limitado da empresa.
E esta talvez tenha sido a grande sacada da companhia, o que possibilitou um 2021 extremamente positivo — talvez muito mais do que a Riot esperava no começo do ano — e que aumenta as expectativas e responsabilidades da empresa para 2022.
E para celebrar este “ano mágico” da dona de League of Legends, a equipe do blog KaBuM! resolveu listar os principais feitos da Riot ao longo de 2021. Confira abaixo.
Lançamento do Wild Rift para as Américas
Dando início ao cronograma de feitos — isso existe? — da Riot Games em 2021, é preciso mencionar a chegada de League of Legends: Wild Rift para as Américas. O open beta do game já havia sido disponibilizado no fim de 2020 em algumas regiões da Europa, mas chegou ao Brasil somente em março deste ano.
Basicamente, o título é uma adaptação do LoLzinho em uma versão mobile. Embora ainda não conte com todos os personagens vistos na versão para PC, o jogo tem sido muito elogiado pela comunidade e, em alguns casos, seu client é encarado como superior ao do MOBA de desktop.
Segundo a Statista, Wild Rift teve mais de 26 milhões de downloads de janeiro até novembro de 2021, o que pode dar uma dimensão do sucesso alcançado pela Riot. Se os números não forem o bastante, o título de melhor jogo para iOS conquistado no App Store Awards talvez explicite melhor a recepção da comunidade.
“Arcane”: dos computadores para a Netflix
Já em novembro, a Riot revelou o que talvez tenha sido sua maior cartada do ano: a série “Arcane“. A obra inspirada no universo de League of Legends era algo requisitado há tempos pela comunidade, mas a verdade é que a responsabilidade de entregar algo à altura do MOBA fez com que o curta desse as caras somente este ano.
Sobre o sucesso? Talvez os únicos que não se depararam com nada de “Arcane” na internet foram os que não puderam acessar a rede nos últimos meses. Brincadeiras à parte, os nove episódios rapidamente encantaram o mundo, até mesmo os que não eram familiarizados com o LoLzinho.
Não à toa, ela superou os números alcançados por “Round 6” e quebrou os recordes de audiência da Netflix em 38 países. E por falar em Netflix, em novembro, “Arcane” tornou-se a série original da plataforma de streaming mais bem avaliada no site IMDB, com nota de 9,4 na época.
Durante a exibição da obra, a Riot também preparou um mega evento, intitulado de RiotX Arcane, que abrangeu todos os principais jogos da empresa: League of Legends, Wild Rift, Legends of Runeterra, Teamfight Tactics e Valorant. Além de explorar mais a lore de personagens, a celebração ofereceu diversas recompensas aos players.
Vale frisar que ao colocar campeões icônicos como Jinx, Vi, Caitlyn, Jayce, Heimerdinger e outros na série, a Riot conseguiu chamar a atenção de seus fiéis jogadores. Não só para acompanhar a história dos personagens e validar as animações criadas, mas também na expectativa de encontrar outros campeões durante a jornada.
Isso também ocorreu do outro lado: pessoas que nunca sequer jogaram League of Legends resolveram experimentar o joguinho após ficarem deslumbrados com “Arcane”. Ou seja, a série não só trouxe mais evidência para o LoLzinho, como também permitiu que a empresa pudesse explorar outros campos do entretenimento.
Parcerias e crossovers
Ainda na bota de “Arcane”, a Riot aproveitou todo o sucesso da série para introduzir a obra em outros jogos. Durante o evento RiotX Arcane, por exemplo, a companhia fez uma parceria com o PUBG Mobile para levar alguns personagens icônicos do curta ao battle royale.
E felizmente as novidades não pararam por aí: teve a parceria entre “Arcane” e o jogo Among Us, o lançamento da campeã Jinx como personagem de Fortnite e até mesmo um crossover entre a série de League of Legends e o popular jogo de cartas Magic: The Gathering.
Não menos importante, o sucesso da série também fará com que personagens do curta cheguem para os jogos da Riot. A empresa já revelou que o TFT vai ganhar figuras marcadas da obra em fevereiro e um desenvolvedor afirmou que estuda incorporar personagens da série ao LoLzinho no futuro.
Riot Games lança novos jogos…
Também neste ano, a Riot quis mostrar que não vive somente de League of Legends, Valorant e Teamfight Tatitcs. Tanto que resolveu lançar dois novos jogos para sua comunidade: Hextech Mayhem e Ruined King.
- Hextech Mayhem
Lançado no dia 16 de novembro, Hextech Mayhem: A League of Legends Story mistura o estilo runner (visto em games como Subway Runner e Temple Run) com o gênero rítmico de títulos como Guitar Hero e Osu!. No papel do campeão Ziggs, de League of Legends, o player terá de executar os comandos no momento certo — e na batida da música — para avançar na jornada.
Por ora, o título está disponível apenas para PCs (via Steam, GOG.com e Epic Games Store) e Nintendo Switch, mas uma versão para dispositivos móveis está programada para chegar em breve, dentro do serviço de games da Netflix.
- Ruined King
Também lançado no dia 16 do mês passado, Ruined King traz um RPG de turnos inspirado no universo de League of Legends. O título, revelado originalmente em 2019, chegou para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One. Há ainda planos para versões na atual geração de consoles.
… e dá uma prévia de outros que virão
Além dos spinoffs anunciados, a Riot Games decidiu revelar mais detalhes sobre outros projetos que devem ser lançados muito em breve.
- Song of Nunu
Nesta aventura single player, o jogador terá de explorar o mundo de Freljord como Nunu, um jovem em busca de sua mãe. Será preciso descobrir os segredos, mitos e lendas escondidos nas profundezas da tundra congelante com seu melhor amigo, um yeti sábio e brincalhão chamado Willump.
O game está sendo desenvolvido pela Tequila Works e será lançado em algum momento de 2022.
- Conv/rgence
Pouco se sabe sobre o jogo, mas um vídeo revelado no mês passado mostra que a história focará no campeão Ekko e em como ele enxerga a cidade de Zaun. O futuro título de aventura da Riot Forge, uma divisão da Riot Games focada em distribuir jogos de League of Legends desenvolvidos por outros estúdios, chega no ano que vem.
- MMORPG de League of Legends
Sobre o MMORPG do LoLzinho, apenas foi confirmado que as equipes de desenvolvimento seguem trabalhando firme para entregar uma experiência incrível aos fãs do jogo. Infelizmente, é pouco provável que o game seja anunciado antes de 2023 — mas a esperança é a última que morre, certo?
Outros feitos
Se todos os pontos anteriores não foram o bastante para enquadrar 2021 como um ano mágico para a Riot, ainda há feitos extras que podem ajudar a comprovar isso. No dia 1º de novembro, a companhia revelou que League of Legends, Legends of Runeterra, Wild Rift e Teamfight Tatics totalizaram 180 milhões de players em outubro.
Runeterra continua crescendo. Agradecemos à comunidade por nos ajudar a alcançar novos patamares! pic.twitter.com/jUsjiIKaP6
— Riot Games Brasil (@RiotGamesBrasil) November 1, 2021
Já a final do Valorant Champions Tour, o campeonato mundial de Valorant, quebrou o recorde de viewers simultâneos nas plataformas de streaming: durante a decisão, foi visto um pico de 1.089.068 internautas, ultrapassando a marca de 1.060.257 espectadores nas semifinais do torneio.
E é claro que marcas inéditas não seriam ignoradas pelo LoLzinho. O Worlds 2021, o campeonato mundial de League of Legends, teve um pico de 4.003.193 espectadores simultâneos — sem contar as plataformas chinesas — durante a final, o que representa outro recorde de audiência alcançado pelo campeonato.
Além disso, o MOBA ganhou o título de melhor jogo de e-Sports no The Game Awards 2021, que coroou os principais destaques do mundo dos videogames esse ano. Para se ter uma noção, o prêmio foi o sétimo consecutivo conquistado pelo lolzinho, que vem dominando a categoria do evento desde 2015.
Talvez estes números mostrem como os jogos da Riot Games continuam a fazer sucesso mesmo depois de tanto tempo. E talvez tenha sido um dos motivos para a própria companhia iniciar negociações com o Comitê Olímpico Internacional — as conversas ainda estão em estágios iniciais — para levar o LoL para as Olimpíadas .
Por outro lado, a empresa entendeu como diversificar o portfólio de jogos e produtos, mesmo que baseado em um só título, pode trazer novos horizontes para seu futuro. E, bem, tendo em vista o que aconteceu em 2021, muitas novidades são esperadas para os próximos anos.
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