Início Hardware Montando um PC Gamer parecido com o Xbox Series X

Montando um PC Gamer parecido com o Xbox Series X

Com quais peças será que conseguiríamos montar um PC gamer parecido com o Xbox One X, que está cada vez mais próximo de nós?

A nova geração de consoles está cada vez mais próxima. E, a cada dia que passa, a ansiedade aumenta e mais informações sobre as máquinas são divulgadas. Pensando em formas de distrair a mente enquanto a hora do lançamento não chega, por que não fazer com o Xbox Series X algo que já fizemos uma vez por aqui?

A exemplo do artigo que publicamos para o PS5, vamos hoje “montar” um PC gamer que seja parecido com o Xbox Series X, apenas com peças disponíveis no KaBuM! na data da publicação deste texto. O objetivo é definir um PC que seja o mais parecido possível com o Series X, porém, focando na relação Custo X Benefício e possibilidade de futuros upgrades.

Mas primeiro, algumas considerações:

Assim como já compartilhamos em nosso conteúdo “Montando um PC Gamer parecido com o PS5”, quem acompanha o mundo dos games e hardware sabe que um console e um PC gamer possuem diferenças fundamentais. Um console é construído, desde o começo, apenas com o intuito de rodar games da melhor forma possível. Até mesmo seu sistema é projetado para favorecer os jogos acima de tudo.

Sendo assim, um console sempre vai ter uma otimização muito melhor, e os jogos serão construídos levando em conta todo o seu poder. Além do mais, o hardware de um console praticamente não muda, o que leva os desenvolvedores a aprenderem como usá-lo de formas cada vez melhores. Um PC é fundamentalmente diferente: sua variedade de peças é praticamente infinita, e ele roda muito mais do que apenas games. Sendo assim, leve esse texto apenas como um exercício de criatividade e uma brincadeira, pois o hardware aqui exposto pode não rodar os games com o mesmo visual e desempenho que um Xbox Series X, certo?!

Então, vamos para nosso PC gamer!

Placa-mãe Gigabyte X570 Gaming X

Placa-mãe Gigabyte X570 Gaming X
Fonte: Gigabyte

Vamos começar pelo alicerce de tudo o que virá a seguir: a nossa placa mãe. A escolhida da vez foi a X570 Gaming X da Gigabyte. Essa placa é robusta e vai nos ajudar com a frequência de memória que iremos escolher adiante, com a sua entrada para SSDs M.2, além de contar com a possibilidade de expansão de seu hardware. Um PC gamer de respeito deve começar com uma boa base, e a relação custo x benefício dessa placa é ótima, visto o desempenho que ela entrega.

Processador AMD Ryzen

Processador AMD Ryzen
Fonte: AMD

No caso do processador, nenhuma outra peça em nosso PC gamer será tão parecida com o Xbox Series X quanto essa, afinal, o console da Microsoft terá um processador de arquitetura ZEN 2, com 8 Cores trabalhando a 3.8GHz. E o que temos como nossa escolha da vez? Exatamente isso: 8 cores, 3.8GHz e uma arquitetura ZEN 2. O desempenho para games do Ryzen 7 3800XT também é amplamente conhecido, e vai providenciar o cérebro que precisamos para nosso projeto.

Memória Corsair Vengeance

Memória Corsair Vengeance
Fonte: Corsair

Memória RAM e placa de vídeo são os componentes que mais apresentam diferenças quando comparamos um PC gamer com um console. O que ocorre é que o console possui uma memória unificada, que trabalha de forma diferente, já que serve para todas as funções. No caso do PC, as memórias RAM são separadas da memória de vídeo. Para que nosso computador se mantenha dentro da ideia de custo x benefício, escolhemos dois pentes de 8GB para totalizar 16GB de memória, trabalhando em uma frequência de 3200MHz – a mesma quantidade de memória unificada que o Series X possui.

Placa de Vídeo Asus NVIDIA Dual GeForce RTX 2080 Super EVO V2 OC

Placa de Vídeo Asus NVIDIA Dual GeForce RTX 2080 Super EVO V2 OC
Fonte: Asus

O segundo de nossos componentes diferentes, a placa de vídeo deve apresentar não só o poder necessário para os gráficos que o Xbox Series X poderá oferecer, como também suporte às tecnologias que ele irá utilizar. Como ainda não temos muitas novidades sobre a arquitetura RDNA 2 que a AMD ainda está para apresentar, decidimos escolher outra placa robusta e impressionante: a RTX 2080 Super.

Com suporte a Ray Tracing e DLSS, e com memória GDDR6, a mesma arquitetura da memória do Series X, temos uma placa de vídeo de alta performance e que se mantém dentro de nossos parâmetros. Outra opção também seria a RTX 3080, já que ela promete mais desempenho a um custo menor.

SDD Gigabyte Aorus

SDD Gigabyte Aorus
Fonte: Gigabyte

Em mais um destaque da nova geração, temos o SSD. O SSD da Series X será personalizado pela Microsoft, e vai apresentar a tecnologia Velocity – que promete uma compressão de dados alta e eficiente, para entregar até 6GB/s, mais rápido do que muita das opções que temos hoje em dia no mercado.

Por esse motivo, decidimos que nosso PC gamer também terá, assim como o PC montado para o PS5, o SSD NVMe Gen4 da Aorus com 1TB de tamanho. Com isso, conseguimos uma velocidade alta e condizente com o custo vs benefício do projeto. Um ótimo SSD que é impulsionado pelo melhor que temos hoje em dia no quesito tecnologia.

Fonte Corsair

Fonte Corsair
Fonte: Corsair

Fechando nosso PC gamer com sucesso, temos a fonte de 650W da Corsair, com certificação 80 Gold Plus. Essa fonte é uma ótima peça, entrega um desempenho muito bom para o seu valor, e poderá manter nosso computador trabalhando em seu máximo por longos períodos com folga, para que você fique o mais despreocupado possível com seu desempenho.

E esse é o nosso PC gamer para compararmos com o Xbox Series X. E então, gostou das nossas escolhas? Montaria sua máquina de forma diferente? Conta pra gente nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?