Greg Gianforte, governador de Montana, EUA, assinou na última quarta-feira (17) uma legislação para proibir o TikTok no estado. Segundo ele, a lei serve para proteger os residentes da suposta coleta de informação pela China.

Com isso, Montana pode se tornar o primeiro estado dos EUA a proibir o app de vídeos curtos da chinesa ByteDance.

A partir de 1º de janeiro de 2024, lojas de aplicativos como a Play Store e a App Store estarão proibidas de fornecer acesso ao TikTok. No entanto, a ilegalidade será aplicada apenas a quem oferece o aplicativo e não para quem o utiliza.

O que deve ser discutido agora é a legalidade desta ação, já que a proibição em apenas um território é bastante controversa.

O TikTok chegou a se pronunciar falando que a nova lei “infringe os direitos da Primeira Emenda do povo de Montana ao banir ilegalmente” a rede social e disse que vai continuar “trabalhando para defender os direitos de nossos usuários dentro e fora de Montana”.

De qualquer forma, as autoridades do estado dizem que, se a rede social não acatar a proibição, poderá ser multada em US$ 10 mil por dia.

Saga do TikTok nos EUA

TikTok EUA

Imagem: Shutterstock

Atualmente, o TikTok conta com mais de 150 milhões de usuários norte-americanos e, desde sua chegada ao país, passa por diversas investigações e pedidos de legisladores para que os EUA, de alguma forma, proíba o aplicativo devido a preocupações com a possível influência do governo chinês sobre a plataforma.

Em março deste ano, o CEO do TikTok, Shou Ze Chew, foi questionado pelo comitê do Congresso dos EUA sobre o acesso do governo chinês aos dados dos usuários da plataforma.

Em sua defesa, o TikTok negou repetidas vezes que tenha compartilhado dados com o governo chinês e confirmou que não faria isso mesmo que fosse solicitado.

Via: Reuters

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários