Histórias com final feliz ficam ainda melhores quando acontecem no mundo real, não é? Foi exatamente esse o tipo de final da missão Inspiration4, um projeto da SpaceX que levou uma tripulação inteiramente civil ao espaço e, agora, os trouxe de volta em segurança à Terra.

A reentrada da cápsula de transporte da Crew Dragon aconteceu no último sábado (18) e contou com uma precisão quase milimétrica no que diz respeito ao prazo, tempo de chegada e localização do pouso.

Inspiration4 foi um sucesso

Com o sucesso absoluto da Inspiration4, Chris Sembroski, Hayley Arceneaux, Jared Isaacman e Sian Proctor se tornaram as primeiras pessoas do mundo a ir ao espaço e voltarem para o solo em uma missão 100% civil, sem a presença de nenhum astronauta treinado.

Em seu retorno, o quarteto aterrissou a menos de 50 km de seu ponto de partida original, o Complexo de Lançamento 39A, no Kennedy Space Center, localizado na Flórida (EUA). O pouco, é claro, foi feito na água, em um ponto do Oceano Atlântico.

Com a missão sendo finalizada oficialmente às 20h06 do sábado, toda a aventura durou quase exatas 71h e ocorreu sem problemas. “Muito obrigado, SpaceX, foi uma viagem e tanto para nós, e estamos apenas começando”, comentou Isaacman, bilionário que financiou o projeto e foi um dos passageiros da Crew Dragon.

Como foi a reentrada?

Contando apenas com uma tripulação civil, não poderia haver espaço para erros humanos no retorno dos participantes da missão para casa. Por isso, todo o processo de reentrada na atmosfera terrestre foi feito de forma 100% automatizada.

Esse processo começou às 19h11 com o módulo espacial desacoplando seu compartimento de carga e usando propulsores para descer para abaixo da linha de órbita do planeta. A queda e a resistência da atmosfera fizeram o equipamento de transporte atingir uma velocidade de quase 580 km/h e uma temperatura de 2.000 ºC.

Com tripulação 100% civil, missão Inspiration4 é finalizada com sucesso

Reprodução: SpaceX

Pouco tempo depois, dois paraquedas reduziram a velocidade para 160 km/h. Um minuto depois, eles foram substituídos por quatro paraquedas menores que deixaram a queda em “câmera lenta”, a apenas 24 km/h, até a cápsula cair no oceano.

Com tripulação 100% civil, missão Inspiration4 é finalizada com sucesso

Reprodução: SpaceX

Cerca de uma hora depois, o transporte foi resgatado por um barco da SpaceX onde os tripulantes civis puderam finalmente respirar ar puro. “Bem-vindos à segunda era espacial”, afirmou Todd Ericson, diretor da missão Inspiration4.

Fonte: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários