Nesta quinta-feira (05), a ONG Gerando Falcões anunciou o lançamento do game “Missão Favela X”, descrito como uma experiência imersiva no metaverso. A iniciativa foi construída dentro de uma das maiores plataformas do tipo atualmente, o “Roblox”.

O projeto foi desenvolvido em parceria com quatro grandes empresas: Accenture, Nestlé, 99 e Havaianas – que já atua no âmbito digital com uma ilha temática no “Fortnite”.

Missão Favela X marcas

Imagem: Divulgação

Para conhecer de perto essa ideia, o blog KaBuM! foi convidado para acompanhar o lançamento e poder entender o motivo do metaverso ser tão importante para o projeto – e como ele pode ser usado para ajudar na missão de erradicação da pobreza nas favelas.

Por conta disso, o lançamento aconteceu dentro da favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, município na Grande São Paulo. O local escolhido foi uma escola de ensino fundamental – principal público-alvo do game.

Missão Favela X

Imagem: Luiz Nogueira/blog KaBuM!

A ideia é que, desde pequenos, eles tenham conhecimento do impacto social que esse ambiente virtual pode ter em suas vidas. E é partindo desse princípio que “Missão Favela X” foi concebido.

E, para mostrar como isso é na prática, algumas estações com o “Roblox” rodando estavam disponíveis para que os pequenos pudessem ver de perto o game. Os jogadores devem passar por seis diferentes níveis, cada um deles representando os desafios que os moradores de favelas devem enfrentar todos os dias.

Missão Favela X

Imagem: Luiz Nogueira/blog KaBuM!

Portanto, as fases são classificadas como infraestrutura, saneamento básico, conhecimento, cultura, tecnologia e sala de controle. Tudo isso de forma lúdica, pois essas questões são retratadas dentro de um foguete que decola e leva a favela para o espaço quando todas as fases são vencidas.

Planos com o Missão Favela X

Missão Projeto X

Edu Lyra, no meio, falou sobre a importância de seu projeto para os pequenos
Imagem: Luiz Nogueira/blog KaBuM!

Edu Lyra, o idealizador e CEO do Gerando Falcões, estava presente e conversou com Leonardo Framil, Presidente da Accenture e Eco Moliterno, Chief Creative Officer da Accenture Song sobre como o conceito de metaverso com viés social pode ser usado para erradicar a pobreza das favelas e transformar seu futuro.

Em entrevista ao blog KaBuM!, Lyra disse que, para conseguir isso, “Missão Favela X” foi usado como ponto de partida.

Missão Favela X

Imagem: Luiz Nogueira/blog KaBuM!

“A gente quer fazer descobertas de como ampliar o diálogo, de como utilizar o metaverso social para o lançamento de NFTs, como monetizar essas NFTs, como transformar a favela em uma produtora artística de NFTs e como utilizar esse game para formar produtores de jogos em favelas, além de programadores e produtores de códigos”, disse Lyra.

Com isso, “a gente quer fazer com que [o Missão Favela X] seja uma ‘ponta de lança’ de uma década digital para as favelas”.

Vale lembrar que o game já está disponível dentro do “Roblox” e, portanto, pode ser baixado e jogado por todos os jogadores com um PC, Android, iOS e Xbox.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários