Missão Favela X: conheça a primeira experiência imersiva criada por uma ONG no Brasil
Missão Favela X chega com o objetivo de ajudar na missão de erradicação da pobreza nas favelasBy - Luiz Nogueira, 5 maio 2022 às 16:57
Nesta quinta-feira (05), a ONG Gerando Falcões anunciou o lançamento do game “Missão Favela X”, descrito como uma experiência imersiva no metaverso. A iniciativa foi construída dentro de uma das maiores plataformas do tipo atualmente, o “Roblox”.
O projeto foi desenvolvido em parceria com quatro grandes empresas: Accenture, Nestlé, 99 e Havaianas – que já atua no âmbito digital com uma ilha temática no “Fortnite”.
Para conhecer de perto essa ideia, o blog KaBuM! foi convidado para acompanhar o lançamento e poder entender o motivo do metaverso ser tão importante para o projeto – e como ele pode ser usado para ajudar na missão de erradicação da pobreza nas favelas.
Por conta disso, o lançamento aconteceu dentro da favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, município na Grande São Paulo. O local escolhido foi uma escola de ensino fundamental – principal público-alvo do game.
A ideia é que, desde pequenos, eles tenham conhecimento do impacto social que esse ambiente virtual pode ter em suas vidas. E é partindo desse princípio que “Missão Favela X” foi concebido.
E, para mostrar como isso é na prática, algumas estações com o “Roblox” rodando estavam disponíveis para que os pequenos pudessem ver de perto o game. Os jogadores devem passar por seis diferentes níveis, cada um deles representando os desafios que os moradores de favelas devem enfrentar todos os dias.
Portanto, as fases são classificadas como infraestrutura, saneamento básico, conhecimento, cultura, tecnologia e sala de controle. Tudo isso de forma lúdica, pois essas questões são retratadas dentro de um foguete que decola e leva a favela para o espaço quando todas as fases são vencidas.
Planos com o Missão Favela X
Edu Lyra, o idealizador e CEO do Gerando Falcões, estava presente e conversou com Leonardo Framil, Presidente da Accenture e Eco Moliterno, Chief Creative Officer da Accenture Song sobre como o conceito de metaverso com viés social pode ser usado para erradicar a pobreza das favelas e transformar seu futuro.
Em entrevista ao blog KaBuM!, Lyra disse que, para conseguir isso, “Missão Favela X” foi usado como ponto de partida.
“A gente quer fazer descobertas de como ampliar o diálogo, de como utilizar o metaverso social para o lançamento de NFTs, como monetizar essas NFTs, como transformar a favela em uma produtora artística de NFTs e como utilizar esse game para formar produtores de jogos em favelas, além de programadores e produtores de códigos”, disse Lyra.
Com isso, “a gente quer fazer com que [o Missão Favela X] seja uma ‘ponta de lança’ de uma década digital para as favelas”.
Vale lembrar que o game já está disponível dentro do “Roblox” e, portanto, pode ser baixado e jogado por todos os jogadores com um PC, Android, iOS e Xbox.
Comentários