O blog KaBuM! segue acompanhando o caso e deve atualizar esta nota assim que mais informações surgirem.
Ministério da Saúde sofre novo ataque e serviços da intranet saem do ar
Sem previsão para retorno dos serviços digitais, funcionários foram dispensadosBy - Liliane Nakagawa, 13 dezembro 2021 às 19:48
Após o Ministério da Saúde alegar ter estabelecido os serviços e ter recuperado parte dos dados do ConecteSUS em nota oficial publicada neste domingo (12), a pasta tornou a sofrer um novo ataque ainda durante esta madrugada, derrubando serviços de intranet. Por conta da imprevisibilidade de desbloqueio dos sistemas (incluindo e-mails e rede de telefonia), funcionários foram dispensados.
A equipe técnica ainda tenta descobrir qual vulnerabilidade está permitindo o acesso dos crackers aos servidores da Saúde. Apesar do site da Saúde continuar no ar, não é possível atualizá-lo.
De acordo com o site R7, os servidores foram surpreendidos com bloqueio total dos serviços, impedindo até mesmo de o login de usuário para atualizar dados sobre a pandemia da Covid-19.
- Ministério da Saúde diz que recuperou dados do ConecteSUS
- “Não é ransomware”, diz grupo EterSec sobre recente ataque à Saúde
- Ministério da Saúde sofre ataque ransomware na madrugada desta sexta
Em nota, “O Departamento de Informática do SUS informa que já restabeleceu a rede interna do Ministério da Saúde e o acesso a alguns sistemas como o SEI, porém está reativando a internet de todo o órgão de forma gradativa e segura. Com isso, o restabelecimento total do acesso à internet ocorrerá até o fim desta segunda-feira (13). O DataSUS comunicará após a conclusão da estabilização da internet de todos os sistemas da pasta.”
Ministro da Saúde afirma que dados não serão perdidos
Na sexta (10), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que os dados da população que estavam no ConecteSUS – plataforma de consulta aos comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – não serão perdidos após o “incidente” de segurança.
Comentários