Nesta quarta-feira (14), YouTube, Facebook, Twitter e TikTok vão depor sobre o impacto da mídia social na segurança interna em uma audiência realizada pelo Comitê de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado dos EUA.
O diretor de produtos Chris Cox da Meta, o diretor de produtos do YouTube Neal Mohan, o diretor de operações do TikTok Vanessa Pappas e o gerente geral da Bluebird, voltada para produtos do Twitter, Jay Sullivan, estão na lista de testemunhas chamadas a depor. Os ex-executivos, inclusive do Twitter e Facebook, também foram convidados para o painel liderado pelo senador democrata Gary Peters.
De acordo com o Comitê, será uma oportunidade “para compreender até que ponto os modelos de negócios das empresas de mídia social, através de algoritmos, publicidade direcionada e outras operações e práticas, contribuem para a ampliação do conteúdo nocivo e outras ameaças à segurança nacional”.
Para a Meta ou Facebook, esta será a 31ª vez a ser chamada a testemunhar perante o Congresso nos últimos cinco anos.
Mídias sociais e a amplificação de “conteúdo extremista doméstico”
Em 2021, o parlamentar pressionou as mesmas empresas para esclarecer sobre políticas de monitoramento e remoção de conteúdo extremista e conspiratório que advoga à violência.
O senador analisou como essas plataformas amplificam o que ele chamou de “conteúdo extremista doméstico”. “Em ataque após ataque, há sinais de que as plataformas de mídia social desempenharam um papel na exposição das pessoas a conteúdos cada vez mais extremos, e até mesmo na amplificação de conteúdos perigosos para mais usuários”, disse Peters em uma audiência no ano passado.
Via Reuters