Por mais que o Windows 365 já ofereça máquinas virtuais para empresas, a Microsoft aparentemente quer levar a mesma experiência para consumidores. Ao menos é isso que revela uma conversa interna da big tech do ano passado, que menciona planos para levar o Windows totalmente para a nuvem.

A informação foi revelada durante audiências recentes da empresa com o Federal Trade Comission (FTC) dos EUA. Por mais que o foco das discussões estejam relacionadas à aquisição da Activision Blizzard, detalhes sobre outras estratégias da Microsoft também vieram à tona.

E uma delas foi justamente o fato de mover o “Windows 11 cada vez mais para a nuvem”. O Windows 365 já oferece uma versão completa do Windows via cloud para clientes comerciais, mas a ideia é também atingir usuários comuns no longo prazo.

Captura de imagem mostra tela inicial do Windows 365

Imagem: Microsoft/Divulgação

Vale destacar que alguns esforços para isso já começaram. A Microsoft, por exemplo, já integrou o Windows 365 ao Windows 11, enquanto o Windows 365 Switch, também integrado ao Windows 11, tem a premissa de incluir PCs em nuvem com o recurso Task View.

Além disso, uma futura atualização incluirá o Windows 365 Boot, que permitirá logins em dispositivos com Windows 11 diretamente em uma instância dos PCs Cloud, ao invés da versão local do sistema operacional.

Microsoft também de olho na IA

É verdade que o plano tem como base as oportunidades comerciais de longo prazo que se baseiam no “aumento do uso de PCs em nuvem com o Windows 365. Mas de quebra, levar o Windows para a nuvem de uma forma mais ampla também pode ampliar os esforços da Microsoft em prol da inteligência artificial.

Não à toa, um dos slides da big tech menciona o uso do “do poder da nuvem e do cliente para permitir serviços aprimorados com IA e roaming completo da experiência digital das pessoas”.

E a julgar que no começo do ano o chefe do Windows, Panos Panay, afirmou que “a IA vai reinventar como você faz tudo no Windows”, muitas novidades devem surgir como fruto desse foco em nuvem e em inteligência artificial.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários