Final Fantasy XIV, o MMORPG da icônica franquia criada pela japonesa Square Enix, está disponível em diversas plataformas, mas o Xbox One e o Xbox Series S/X não são parte das contempladas. Isso é algo que a Microsoft pretende mudar, segundo Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da empresa de Redmond, Washington.

O líder da marca Xbox falou, durante entrevista ao canal japonês Game Watch, sobre como levar o icônico jogo à sua plataforma é “um compromisso” da empresa com os seus fãs, e que, mesmo depois de quase 10 anos de seu lançamento original em 2013, a Microsoft ainda está “coordenando esse acontecimento”.

Colagem mostra cena do jogo Final Fantasy XIV, à direita, com o chefe da divisão de Xbox na Microsoft, Phil Spencer, à esquerda

Imagem: Microsoft/Square Enix/Reprodução

Final Fantasy XIV é um dos jogos online mais bem sucedidos do mundo, e a sua história também é conturbada: originalmente, o jogo foi lançado em 2010, mas três anos de repetidas falhas, quedas e problemas fizeram com que o público o abandonasse em larga escala. A situação foi tão complicada que a Square Enix removeu o título – até então lançado apenas no Windows (PC) – de todos os canais de vendas, pediu amplas desculpas e prometeu compensar os fãs.

A compensação veio na forma de “A Realm Reborn: Final Fantasy XIV”, um jogo que amarrou de forma criativa o “fim” do seu predecessor e o “início” do novo título em um enredo bem mais abrangente, com vários recursos interativos e alta capacidade de engajamento. Este foi lançado em mais plataformas, chegando ao PlayStation 3, PlayStation 4 e, atualmente, ao PlayStation 5, além de computadores equipados com Windows e macOS.

Quase 10 anos depois, o jogo principal conta com quatro expansões que aprimoram vários aspectos essenciais de sua progressão, além de implementar novos e densos conteúdos: Heavensward (2015), Stormblood (2017), Shadowbringers (2019) e Endwalker (2021).

Mas nada disso chegou ao Xbox.

A saber, o próprio produtor e diretor do jogo – Naoki Yoshida – disse no passado que enxergava Final Fantasy XIV “eventualmente” chegando na plataforma Xbox. Em uma entrevista concedida ao Easy Allies em outubro de 2021, o executivo disse estar em conversas com a Microsoft para fazer isso acontecer. Até agora, porém, este quadro não mudou.

Infelizmente, nem Yoshida em 2021 ou Spencer em 2022 informaram qualquer previsão de quando isso pode acontecer.

Entendendo Final Fantasy XIV antes de ele chegar ao Xbox

A forma como a Square Enix lidou com a falha retumbante do primeiro lançamento, em 2010, é um caso de sucesso analisado e elogiado por vários pontos. Corporativamente, mostrou que a empresa não só estava disposta a assumir o erro, mas construir em cima dele sem descartá-lo e fingir que ele nunca existiu.

Ela fez isso ao desenvolver um evento “final” para o jogo a ser desligado, e um “renascimento” (daí o “Reborn”, ou “Renascido”, no título).

De forma (muito!) resumida, a história de Final Fantasy XIV se desenvolve em Eorzea, continente de grandes proporções no mundo de Hydaelyn, criado pela divindade homônima (ou “primal”) de luz em oposição a Zodiark, o primal da escuridão. O mundo conta com várias luas, incluindo Dalamud, o segundo de seus satélites.

No primeiro jogo, os inimigos mais poderosos conseguiram atrair Dalamud em direção ao planeta, na intenção de destruir Eorzea por completo. Embora os antagonistas tivessem sido derrotados, Dalamud já estava perto demais para que o impacto fosse evitado. Pior, a desintegração da lua revelou a sua real natureza como a prisão de Bahamut, o deus dos dragões, que partiu para o ataque a Hydaelyn (o planeta, não a primal) como vingança – convenhamos, milênios trancado em uma lua deixaria qualquer de nós em um temperamento bem deselegante.

Este evento, nomeado “A Sétima Calamidade Umbral”, marcou o fim do primeiro jogo, em novembro de 2012.

Cinco anos após os eventos da Calamidade, o cânone de Final Fantasy XIV conta que, após as tentativas de conter Bahamut falharem, um grupo de aventureiros foi “enviado para além do tempo” até que chegasse a hora em que seus serviços fossem novamente necessários. Neste ponto, começa o jogo atual.

Como jogar Final Fantasy XIV

Infelizmente, Final Fantasy XIV não tem localização para o português brasileiro, o que implica em seus preços serem cobrados em moedas estrangeiras. O jogo é vendido nas principais plataformas pela nossa moeda (na PlayStation Network, você o encontra por preços entre R$ 230 e R$ 750, dependendo da edição e dos conteúdos inclusos) e, dependendo da época ou versão, ele permite um período de gratuidade até seu personagem atingir o nível 60 (ou se passarem 30 dias).

Depois disso, porém, ele trava e seu acesso só é liberado mediante assinatura de um plano mensal: na página oficial do jogo (em inglês), tal assinatura está disponível por preços entre US$ 12,99 (R$ 67,19) a US$ 14,99 (R$ 77,53) mensais. Vale lembrar que o valor, cobrado via cartão de crédito internacional, é antes das aplicações de tarifas para esse tipo de transação, então a sua fatura provavelmente será um pouquinho mais cara que isso.

Fonte: Eurogamer (via Game Watch)

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