A Microsoft revelou oficialmente como rodar o Windows 11 em Macs. Em um artigo, a empresa “autoriza” o uso do software Parallels Desktop 18 para as versões ARM do sistema operacional em computadores da Apple com os processadores M1 e M2.
Windows 11 em Macs
Obviamente, há limitações. A Microsoft deixa claro que a melhor forma de extrair o máximo do Windows 11 é usando um PC exclusivamente para isso, mas quando não houver opção, existe uma alternativa – claro, com algumas limitações.
Por exemplo, não é possível rodar aplicativos ARM de 32 bits nos Macs; também não dá para usar nada que dependa de outra camada de virtualização, como apps Android, sistema Linux ou o Windows Sandbox. A solução também não é indicada para os gamers, já que qualquer jogo que exigir DirectX 12 ou OpenGL 3.3 não vai funcionar.
O Parallels já permite executar o Windows 11 em Macs desde 2021, mas antes era preciso usar uma prévia de “Insider” do sistema operacional e a Microsoft também dizia que não pretendia oferecer suporte a novos Macs. Tudo isso mudou com o Parallels Desktop 18.