Microsoft deve apostar em metaverso dos jogos no Xbox, revela CEO
Satya Nadella acredita que jogos da Microsoft já são uma espécie rudimentar de metaverso e podem expandir para mundo tridimensionalBy - Marcelo Rodrigues, 3 novembro 2021 às 11:40
Embora o Facebook esteja se “apossando” do metaverso – um conceito criado pelo escritor Neal Stephenson –, é a Microsoft que já trabalha nesse universo há mais tempo e pode expandir consideravelmente a ideia para seus games e para o Xbox.
Pelo menos é o que diz Satya Nadella, CEO da empresa, ao falar mais a respeito do assunto com a Bloomberg e mostrar como a dona do Windows pensa em incorporar o metaverso.
Microsoft e o metaverso dos jogos
Além de dar seus pitacos a respeito da empreitada de Mark Zuckerberg e dizer que o metaverso não vai substituir a presença física das pessoas, Nadella deixa claro que as iniciativas da Microsoft no setor vão além de reuniões com avatares virtuais no Teams.
O grande foco da empresa de Redmond? Jogos. “Você pode absolutamente esperar que façamos coisas em games. Se você pegar Halo como um jogo, é um metaverso. Minecraft é um metaverso, assim como o Flight Simulator”, explica Nadella.
“De um certo modo, eles são 2D hoje, então a questão é que agora você pode levar isso para um mundo 3D completo, e nós planejamos fazer isso”, completa. Isso significa que esses e outros títulos podem não ficar mais restritos a representações 3D, mas bidimensionais, em monitores e TVs e passar para a realidade virtual e aumentada.
A Microsoft já brincou com isso com seu Kinect – para Xbox 360 e Xbox One – e pode levar a ideia um passo adiante com o HoloLens. Os óculos de realidade aumentada da casa, aliás, utilizaram uma demonstração de Minecraft para exemplificar as possibilidades de um gadget de realidade mista.
Infelizmente, o CEO não deu mais informações e datas a respeito de quando poderemos ver esse mergulho gamer no metaverso, mas já ficamos na expectativa. Será que o Xbox Cloud Gaming – que permite levar a jogatina para qualquer lugar e dispositivo – vai fazer parte dessa revolução?
Fonte: The Verge
Comentários