Microsoft Edge está sinalizando download do Chrome como malware
Ao tentar fazer o download do Chrome no Edge, alguns usuários estão recebendo um aviso de que o arquivo pode ser um malwareBy - Alvaro Scola, 23 agosto 2023 às 10:02
O Microsoft Edge é o navegador padrão do Windows 10 e 11, mas que muita gente utiliza apenas para fazer o download do Chrome. Por sua vez, quem tentou baixar o navegador do Google dessa forma nesta semana pode ter levado um pequeno susto.
De acordo com o site Windows Latest, ao tentar baixar o Google Chrome com o Edge na versão 116, o navegador da Microsoft está sinalizando que o arquivo de instalação pode conter um malware. Assim, cabe ao usuário decidir se o arquivo será apagado ou mantido no computador.
O aviso que surge, claro, provavelmente trata-se de um falso positivo. Ou seja, é provável que o navegador da Microsoft esteja com um bug que faz com que o arquivo de instalação do Chrome seja sinalizado como um malware.
Nos testes realizados pela equipe do blog KaBuM! em duas máquinas, o Microsoft Edge já não estava identificando o arquivo de instalação do Google Chrome como um malware. Assim, apesar de não haver nenhum pronunciamento oficial sobre o caso, é capaz que a Microsoft já tenha solucionado o problema.
Microsoft não recomenda o download do Chrome
Caso uma busca pelo Chrome seja feita com o Bing, a Microsoft ressalta que não há a necessidade de baixar um novo navegador, uma vez que o seu oferece uma experiência rápida na Web, moderna e segura.
Já ao fazer o download do Google Chrome usando o Edge, alguns usuários podem receber um segundo aviso de que não é necessário fazer o download do navegador, uma vez que ambos utilizam o mesmo motor para a navegação na internet.
Por outro lado, ao fazer o download do Microsoft Edge no Chrome nenhum aviso é dado pelo Google para desincentivar a sua instalação.
Fonte: Windows Latest
Comentários