Início Tecnologia Microsoft Edge também vai alertar se um das suas senhas vazar

Microsoft Edge também vai alertar se um das suas senhas vazar

Novo recurso no navegador Edge, o Monitor de Senhas, usa criptografia homomórfica; entenda do que se trata

Depois do Google anunciar novidades de segurança e gerenciamento de senhas para o Chrome 88 esta semana, nesta sexta-feira (22) foi a vez da Microsoft introduzir um novo recurso no navegador Edge. A função “Password Monitor” (Monitor de Senhas) vai alertar o usuário se alguma de suas senhas for comprometida.

A gente sabe, mesmo usando um gerenciador de senhas – e normalmente os embutidos em navegadores estão longe de serem os melhores disponíveis – a chance é grande de nossas credenciais e senhas tenham sido expostas em algum momento devido a um vazamento qualquer.

Password Monitor no Edge

Agora, com o Password Monitor, se alguma das senhas salvas no Edge sofrer qualquer tipo de violação, o usuário será alertado para que a modifique o mais rapidamente possível. A ideia é que o usuário do Edge possa minimizar qualquer dano potencial – principalmente se tiver usado aquela mesma senha em outros serviços; o que não é nada raro.

Chrome e Firefox já oferecem funcionalidade semelhante; assim como outros gerenciadores de senhas bastante populares como o 1Password e o LastPass.

Como funciona

O que chama atenção na proposta da Microsoft para o Edge é a tecnologia usada no Password Monitor. O novo tipo de abordagem é chamado criptografia homomórfica; uma técnica de encriptação para garantir que ninguém na empresa, nem qualquer outra parte, possa descobrir suas senhas. Uma das maneiras pelas quais o algoritmo protege seus dados é permitindo que um computador interaja com as informações sem a necessidade de fazer a descriptografia.

Edge
Password Monitor / Microsoft Edge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES