Microsoft desiste de veicular anúncios em apps do Windows 11
Projeto veria os programas mais populares do sistema operacional – como o “Clima” – mas irritação de fãs fez Microsoft voltar atrásBy - Rafael Arbulu, 15 maio 2023 às 12:10
Os fãs reclamaram, e a Microsoft cedeu: a empresa de Redmond voltou atrás em sua decisão de veicular anúncios no “Clima”, um dos aplicativos web mais populares do Windows 11. Segundo o Windows Latest, a mudança chegou a tomar efeito, mas usuários fizeram questão de mostrar sua desaprovação na página de feedbacks e fóruns oficiais da empresa.
O “Clima” era um app desenhado a partir da Plataforma Universal do Windows, mas recentemente, a Microsoft mudou-o para uma aplicação da web progressiva (PWA), o que supostamente trouxe melhorias como o uso de cache e o fato de consumir menos banda por ser uma aplicação baseada na web (ao invés de ser um programa instalado no sistema, ocupando mais espaço).
No entanto, a mudança para o sistema PWA trouxe reclamações de quedas de desempenho do Windows 11, algo que, posteriormente, foi atribuído à mudança da Microsoft de veicular anúncios publicitários “puxados” do portal MSN, do qual a companhia é dona.
Isso aparentemente foi a gota d’água para os usuários, que vocalizaram suas insatisfações nos canais oficiais até que, eventualmente, a Microsoft removeu os anúncios. Agora, sempre que você acessar a home page do app, ela estará livre de publicidades digitais. Vale citar, no entanto, que páginas internas da aplicação ainda contam com anúncios.
Ao que tudo indica, a Microsoft quer uma espécie de equilíbrio entre monetizar um dos aplicativos mais populares do seu sistema operacional, mas não se o custo disso for a irritação dos usuários do Windows 11.
Como bem lembrou o Windows Latest, a Microsoft vem tomando ações mais contundentes de monetização e retenção de usuários: até hoje, a empresa liderada por Satya Nadella “empurra” uma publicidade de uma página inteira caso você use o navegador Edge para baixar outros browsers – como o Chrome.
Fora isso, usuários norte-americanos relatam que a empresa faz o mesmo quando você tenta usar o Bard, o sistema de inteligência artificial (IA) generativa do Google e concorrente do ChatGPT, que é parceiro da Microsoft. Como o Bard ainda não está disponível no Brasil, relatos disso por aqui ainda não existem.
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