A Microsoft pode oferecer concessões ao órgão regulatório da União Europeia nas próximas semanas, de forma a concluir a oferta de aquisição de US$ 69 bilhões pela Activision Blizzard. A informação vem da agência Reuters, que conversou com fontes familiarizadas com a questão.

A medida seria tomada para evitar o documento com objeções da Comissão Europeia em janeiro. Isso porque o órgão regulatório está investigando o acordo devido a preocupações com o impacto que a oferta pode causar à concorrência de mercado.

Oferecer concessões antes que o documento seja emitido, portanto, pode auxiliar a Microsoft em seu objetivo. A solução, ao que tudo indica, refere-se principalmente a um acordo de licenciamento de 10 anos com a Sony, fabricante de PlayStation.

Os chefes de Xbox e PlayStation - Phil Spencer e Jim Ryan - estão brigando por causa da proposta da Microsoft de comprar a Activision

Os chefes de Xbox e PlayStation – Phil Spencer (esq.) e Jim Ryan (dir.) – vêm brigando pela manutenção da franquia Call of Duty no console da Sony, mas o assunto ainda deve render muita discussão (Imagem: The Game Awards/IGN/Reprodução)

“Em última análise, um movimento desse gênero poderia garantir uma autorização antecipada pela Comissão Europeia que, posteriormente, pode ser usada pelas partes perante outras agências antitruste”, diz Stephane Dionnet, sócia do escritório de advocacia McDermott Will & Emery, quando consultada pela Reuters.

Ainda assim, resta saber se a Sony e a União Europeia aceitariam as possíveis concessões, e se as mesmas seriam aprovadas pelo CMA e pela FTC autoridades antitruste do Reino Unido e dos Estados Unidos, respectivamente.

O órgão regulador de concorrência da União Europeia (que deve decidir sobre o acordo até 11 de abril), e a Sony, se recusaram a comentar sobre a questão à agência Reuters.

Sérvia aprova oferta da Microsoft

Xbox Activision Blizzard

Imagem: Microsoft

Enquanto isso, o órgão regulador antitruste da Sérvia aprovou a aquisição. Esta é a terceira aprovação, com a Arábia Saudita e o Brasil tendo sido os primeiros países a aceitarem a oferta.

Ainda assim, a fabricante de Xbox necessita que pelo menos 20 agências de todo o mundo aprovem a compra, para que o processo possa ser concluído.

Via: VideoGamesChronicle

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários