Microsoft impedirá o uso de acessórios não licenciados no Xbox
A Microsoft anunciou que controles e demais acessórios não licenciados deixarão de funcionar no Xbox a partir de novembro. Entenda o que muda!By - Alvaro Scola, 30 outubro 2023 às 9:53
A Microsoft pegou muitos jogadores de surpresa ao decidir aumentar o preço sugerido do Xbox Series S no Brasil em aproximadamente mil reais. Agora, a empresa toma outra decisão, que pode ser impopular e que também deve afetar muitos jogadores.
A partir de uma mensagem publicada na Dashboard, do Xbox, a Microsoft anunciou que acessórios não licenciados deixarão de funcionar a partir do dia 12 de novembro. Esses acessórios incluem controles, headsets e demais periféricos que possam ser conectados ao videogame.
From November 12, 2023, Microsoft will no longer allow unauthorized third-party accessories to be used with its Xbox consoles.
According to sources, MS plans to expand its program for approved third-party wireless Xbox controllers.
https://t.co/jOmO8lze7n pic.twitter.com/mZfVRvodv0— Wario64 (@Wario64) October 30, 2023
Apesar de não ter deixado o motivo claro para tomar tal decisão, o mais provável é que a Microsoft queira diminuir o número de jogadores que utilizam dispositivos para trapacear em jogos online e ganhar vantagens na hora de disputar uma partida.
Como era de se esperar, a mensagem também diz que, caso um dispositivo seja bloqueado, o jogador deverá entrar em contato com a loja em que o obteve ou com seu fabricante. O código de erro da mensagem é o “(0x82d60002)”.
Microsoft tem lista de dispositivos certificados
Para esclarecer dúvidas, a Microsoft disponibiliza em seu site uma lista com os acessórios oficiais produzidos por ela e que seguirão sendo compatíveis com o Xbox. A lista até chega a mencionar periféricos da Razer e da GameSir, que podem ser utilizados em dispositivos móveis.
Além dos dispositivos listados no site, vale lembrar que algumas empresas também possuem acessórios licenciados, que devem seguir funcionando. Algumas destas empresas são a GameSit, PowerA, 8BitDo e outras.
Jogadores de jogos de luta reclamam
Após tomarem conhecimento da decisão, em fóruns e no Twitter jogadores começaram a protestar. Um destes é o Maximilian Dood, que explica que muitos jogadores de jogos de luta serão prejudicados sem estar trapaceando, como ao usar adaptadores.
Heyo @XboxP3 @Xbox @mattbooty This is essentially a death sentence for local fighting game events that run on Xbox, much less, others that can only afford one arcade stick. The @brookgamingfans converters are not cheat devices. They’re a huge boon to the FGC. Please reconsider! https://t.co/85rqlfXm4i
— Maximilian Dood (@maximilian_) October 30, 2023
O site Windows Central, por sua vez, afirma que fontes familiarizadas com a Microsoft indicam que esta decisão faça parte de um plano de expansão para que empresas de terceiros lancem mais controles sem fios, uma vez que a maioria dos controles licenciados atuais são com fio.
Via: The Verge
Comentários