Ao acordar hoje e abrir o Twitter no banheiro (convenhamos, é onde mais usamos o Twitter), você pode ter se deparado com um rumor sobre a coletânea Metal Gear Solid Master Collection incluir, em seu segundo volume, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, Peace Walker e até The Phantom Pain no lançamento.

Ninguém vai te julgar por isso: a nossa própria equipe estava escrevendo esta nota partindo dessa mesma premissa, mas antes de “irmos a seco”, como diz a expressão, achamos melhor pesquisar um pouquinho mais e, bom, pedimos desculpas pelo balde de água fria que vamos jogar, mas embora tenha motivos para acreditar, há também razões – bem mais evidentes – para dispensar a ideia.

Tudo começou com este tuíte do usuário “Nitroid”. Essencialmente, ele encontrou referências a Guns of the Patriots e os outros jogos mencionados acima no código-fonte (a imagem mais abaixo) do site da coletânea Master Collection. O site em si, no entanto, não menciona os jogos, o que levou a comunidade a especular que a publisher japonesa Konami possa estar aguardando um momento oportuno de anunciá-los e, imediatamente, ativar alguma função que os “revele” posteriormente.

A premissa não é nenhum surto imaginário, já que isso aconteceu várias vezes na história dos jogos eletrônicos – o próprio Metal Gear passou por isso: quando Peace Walker e Revengeance estavam perto de sair, seus respectivos sites tinham pequenos teasers que eram atualizados diariamente.

Imagem mostra o código-fonte da página da coletânea de Metal Gear, com referências a diversos jogos não anunciados nos remasters

Imagem: Nitroid, via Twitter

Adicione a isso o fato de que a coletânea será lançada em dois volumes separados, com o primeiro volume incorporando os dois Metal Gear do MSX (1987 e 1990, respectivamente, no MSX), Metal Gear Solid (PlayStation, 1997), Sons of Liberty (2001, PlayStation 2) e Snake Eater (2004, PlayStation 2), seguindo o cânone estabelecido na história principal, Guns of the Patriots (PlayStation 3, 2008), Peace Walker (2010, PlayStation Portable) e The Phantom Pain (PlayStation 4, 2015) são os títulos mais óbvios a figurarem no segundo volume.

Especialmente se considerarmos que, de todos estes, Guns of the Patriots foi o único Metal Gear que não teve nenhum tipo de relançamento ou releitura salvo por um port da versão original no PC…em 2016.

Maaaas…

Acalma o coração aí, fã de Metal Gear!

O próprio Nitroid ressaltou uma informação importante que, se olharmos com a devida frieza, pode desmentir todos esses rumores: o site oficial da coletânea Metal Gear Solid Master Collection foi atualizado com uma seção “História”, que mostra a linha do tempo da franquia em ordem cronológica de acordo com a sua narrativa.

Para facilitar, temos a imagem abaixo. É por causa dessa ordem específica que Snake Eater aparece primeiro, mesmo sendo o terceiro jogo – sua história se passa em 1964. Nessa premissa, Guns of the Patriots seria o último, pois se ambienta em 2014.

Captura de imagem mostra página da coletânea de Metal Gear, com a linha do tempo dos jogos da franquia

Imagem: Konami/Reprodução

O argumento de quem acredita nos rumores (e, fazendo a mea culpa, de uma desconfortavelmente grande parte da imprensa) é o de que o código-fonte cita os jogos mesmo eles não sendo formalmente anunciados. Mas esse mesmo código-fonte pode servir como justificativa para a seção “História” – sites precisam de imagens, afinal, e é bem mais fácil acreditar na menção de um código de programação quando o objeto a que ele se refere está visível na página.

Nós não estamos dizendo que os rumores são infundados – como dissemos, a própria Konami já fez coisas parecidas antes e, como alguns de nós são assumidamente fãs da marca, o desejo de acreditar nos boatos é algo bem difícil de resistir.

Mas com a própria publisher se mantendo em seu famoso silêncio – e com uma justificativa plausível também apontando contra os rumores – é sempre bom mantermos a cautela antes de fazermos afirmações mais incisivas.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress