50 dos 100 principais anunciantes do Twitter deixaram a rede após a chegada de Musk
Empresas buscam desvincular suas marcas do Twitter diante de demissões, polêmicas e gestão controversa de Elon MuskBy - Igor Shimabukuro, 25 novembro 2022 às 17:59
Não são apenas usuários que estão abandonando o Twitter após a chegada de Elon Musk. Segundo o centro de pesquisas e informações Media Matters for America, metade dos 100 maiores anunciantes da plataforma também deixaram a rede social nas últimas semanas.
Mas muito além de manchar a credibilidade do Twitter, a debandada traz grandes preocupações para o bolso de Musk do microblogging. Isso porque as 50 anunciantes que deixaram a rede representaram quase US$ 2 bilhões em gastos na plataforma desde 2020 e mais de US$ 750 milhões em publicidade somente em 2022.
Empresas como Chevrolet, Ford, Jeep e Chipotle Mexican Grill emitiram declarações ou informaram publicamente sobre a interrupção de anúncios na rede. As demais aparentam ser “desistentes silenciosos”, que deixaram a plataforma sem alardes, mas que foram mapeadas nos dados da Pathmatics.
Abaixo segue a lista com todas as empresas que retiraram seus orçamentos de publicidade do Twitter, segundo a Media Matters for America.
- Abbott Laboratories
- Allstate Corporation
- AMC Networks
- American Express Company
- AT&T
- Big Heart Petcare
- BlackRock, Inc.
- BlueTriton Brands, Inc.
- Boston Beer Company
- CA Lottery (California State Lottery)
- CenturyLink (Lumen Technologies, Inc.)
- Chanel
- Chevrolet
- Chipotle Mexican Grill, Inc.
- Citigroup, Inc.
- CNN
- Dell
- Diageo
- DirecTV
- Discover Financial Services
- Fidelity
- First National Realty Partners
- Ford
- Heineken N.V.
- Hewlett-Packard (HP)
- Hilton Worldwide
- Inspire Brands, Inc.
- Jeep
- Kellogg Company
- Kohl’s Department Stores, Inc.
- Kyndryl
- LinkedIn Corporation
- MailChimp (The Rocket Science Group)
- Marriott International, Inc.
- Mars Petcare
- Mars, Incorporated
- Merck & Co. (Merck Sharp & Dohme MSD)
- Meta Platforms, Inc. (ex-Facebook, Inc.)
- MoneyWise (Wise Publishing, Inc.)
- Nestlé
- Novartis AG
- Pernod Ricard
- PlayPass
- The Coca-Cola Company
- The Kraft Heinz Company
- Tire Rack
- Verizon
- Wells Fargo
- Whole Foods Market IP
- Yum! Brands
Ainda segundo a Media Matters, a debandada está relacionada a alcance direto, advertências de compradores de mídia e constrovérsias. Aliás, controvérsias não faltam: demissões em massa no Twitter, a famigerada “liberdade de expressão” defendida por Musk, contas permanentemente banidas que foram reativadas, assinatura para o selo de verificação — que permitiu contas se passarem por empresas reais —, entre outras polêmicas.
Twitter à beira da falência?
Vale lembrar que, no começo do mês, Elon Musk enviou um e-mail aos funcionários alertando sobre o risco de falência do Twitter pela saída massiva de anunciantes na plataforma. A ideia passada foi de que a plataforma pode não sobreviver à derrubada econômica caso não encontre uma maneira de gerar receita de forma rápida.
E a luz no fim do túnel fica vez mais complicada já que, além da saída de anunciantes, as ideias de monetização — como o selo de verificação ou a possibilidade de cobrança para acessar a plataforma — são alvos constantes de críticas. E com trapalhadas e polêmicas do bilionário, o que se vê é mais usuários deixando a plataforma e dando oportunidades para redes como Koo, Hive e companhia.
O alerta do mercado (e da comunidade) parece claro e, se Musk não repensar atitudes controversas ou mesmo sua contestada gestão, o resultado tende a ser muito pior que meia centena de anunciantes deixando a rede.
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