A tecnologia trouxe definitivamente o fim da barreira dos idiomas, com tradutores instantâneos em aplicativos e outras soluções. Mas agora a Meta surpreendeu e deu mais um passo rumo a um tradutor realmente universal. A empresa desenvolveu um um sistema de inteligência artificial capaz de converter uma língua principalmente falada em inglês.

Ao lado do engenheiro de software Peng-Jen Chen, o CEO Mark Zuckerberg demonstrou a tecnologia em um vídeo compartilhado no Facebook nesta quarta-feira (20). É realmente surpreendente – ainda que o vídeo esteja editado. Os dois conversam em inglês e hokkien, enquanto o sistema de IA da Meta traduz e reproduz o áudio de um para o outro logo em seguida.

Hoje, os melhores algoritmos de tradução são treinados com texto, mas existem mais de 3.000 idiomas no mundo que são principalmente falados e não possuem um sistema escrito oficial – o que dificulta o treinamento dos sistemas de inteligência artificial.

Falado por mais de 45 milhões de pessoas na China, Taiwan, Malásia, Cingapura e Filipinas, o hokkien é uma língua oral sem um sistema escrito oficial e padrão. Assim, quando os falantes do idioma precisam escrever algo, usam fonemas. Isso gera uma variação significativa dependendo do escritor.

O tradutor da Meta

Para contornar isso, a Meta usou o mandarim escrito como intermediário entre o inglês e o hokkien ao treinar seu algoritmo de IA.

“Nossa equipe primeiro traduziu o discurso em inglês ou hokkien para texto em mandarim e depois o traduziu para hokkien ou inglês – tanto com anotadores humanos quanto automaticamente”, disse o pesquisador da Meta, Juan Pino. “Eles então adicionaram as frases emparelhadas aos dados usados ​​para treinar o modelo de IA”.

Ainda não é um tradutor universal “de verdade”. O sistema de tradução oral da equipe de Zuckerberg, por enquanto, só pode lidar com uma frase por vez e só funciona com traduções entre Hokkien e Inglês. Mas é um grande progresso.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários