Os envios do recém-lançado Meta Quest Pro começaram nesta semana, mas, ao que parece, a Meta já está de olho em um próximo dispositivo de realidade virtual (VR). Aliás, este futuro headset — provisoriamente conhecido como Meta Quest 3 — deve chegar já no ano que vem.
As informações são do próprio CEO da Meta, Mark Zuckerberg. Durante uma teleconferência de resultados do terceiro trimestre, o executivo confirmou a chegada de um novo Meta Quest em 2023 ao mencionar um aumento de despesas do Reality Labs.
“A expectativa é de que as despesas do Reality Labs tenham um novo aumento significativo em 2023, principalmente pelo lançamento da próxima geração de nosso headset Quest para consumidores e pela a contratação que foi feita em 2022, mas pela qual pagaremos o primeiro ano completo de salários no próximo ano”, revelou Zuckerberg.
O lançamento também foi confirmado por Dave Wehner, CFO da Meta, em um comunicado de imprensa.
“Espera-se que nosso crescimento no custo da receita acelere por conta de despesas relacionadas à infraestrutura e, em menor grau, custos de hardware do Reality Labs, impulsionados pelo lançamento de nossa próxima geração de headset Quest para consumidores no próximo ano”, confirmou.
[–quebra–]
Sucessor do Quest 2?
Infelizmente, o novo headset da Meta ainda é uma incógnita. Contudo, a expectativa é de que o próximo dispositivo VR da companhia venha a ser o real sucessor do Quest 2, lançado em 2020, e considerado um dos melhores headsets VR para jogos atualmente.
É claro que não se pode esquecer do Meta Quest Pro, que deve chegar aos consumidores nos próximos dias. Mas ele não é considerado o sucessor: além do alto custo de US$ 1.500, o dispositivo parece mais voltado para experiências do metaverso, o principal foco da Meta desde o rebranding. Ou seja, ele vai muito além de um headset VR para jogos e foca em outro público-alvo.
Logo, espera-se que o próximo produto VR da Meta que será lançado em 2023 retome o foco para o público gamer. Tudo isso ainda está no campo de especulações, uma vez que detalhes ainda não foram divulgados. Resta esperar por novas informações — ou vazamentos — nos próximos meses.
Via: PC Gamer