A montadora alemã Mercedes-Benz acredita que, num futuro próximo, os carros elétricos terão funções habilitadas mediante pagamento extra. Sim, na prática, a empresa advoga em favor da adoção do paywall para “destravar” recursos (que já poderão estar no carro, apenas inacessíveis sem dinheiro) nos cada vez mais conectados veículos.

Paywall”, para fins de esclarecimento, é a prática de empresas de vários ramos de “fechar” algum recurso de suas plataformas, permitindo seu acesso apenas mediante pagamentos extras. Sabe quando você acessa a página de alguns jornais, apenas para ver um banner barrando a leitura da notícia enquanto pede pela assinatura de algum plano? Isso é um paywall.

Imagem mostra o Mercedes EQS 450, carro elétrico de luxo da alemã, que conta com recursos destraváveis mediante pagamento extra de assinatura

Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

Para a Mercedes, no entanto, a prática de isolar recursos de um carro elétrico será uma realidade com a qual as pessoas terão que se acostumar – por mais que o público não aprove dessa ideia de nenhuma forma. Vale citar que a empresa já tentou isso no passado: a sua linha de luxo Mercedes EQ conta com funções que só são habilitadas com o pagamento de uma taxa anual de US$ 1,2 mil (R$ 5,94 mil). Tais funções incluem “aumento da aceleração” – obviamente, a coisa não deu muito certo.

Uma concorrente alemã da Mercedes – a BMW – também tentou algo similar, cobrando US$ 18 (R$ 89,12) por mês pelo uso do aquecedor de assentos de seus carros, e outros US$ 12 (R$ 59,41) pelo aquecimento do volante. É praticamente um Season Pass dos videogames, só que para o seu carro e sem uma DLC realmente expansiva.

E assim como nos videogames, logo a pirataria tomou conta da discussão.

Não sendo uma marca de fácil desistência em frente à adversidade, a Mercedes decidiu…aumentar o preço da “aceleração paga”: segundo a Car And Driver, a empresa alemã jogou o preço da “assinatura” anual para US$ 1950 para o EQE e US$ 2950 para o EQS – respectivamente, R$ 9654,64 e R$ 14.605,74.

Isso fora o carro, tá? Nos EUA, o EQE sai por quase US$ 80 mil (R$ 396,09 mil) e o EQS mais básico sai da concessionária por US$ 104,4 mil (R$ 516,89 mil). A gente já falou sobre esse assunto em novembro.

Sim. Quinze paus…para impulsionar a potência do carro em 60 cavalos (HP) adicionei em ambos os modelos. Na prática, você vai de 0 a 100 quilômetros por hora (km/h) em tempos entre 5,1 e 4,9 segundos, dependendo do carro.

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