Mesmo que ainda siga trazendo problemas para a indústria global, a crise dos chips não foi capaz de frear o ótimo desempenho do mercado de notebooks no ano passado. De acordo com um levantamento da Strategy Analytics, 268 milhões de laptops foram vendidos no mundo todo em 2021, o que significa um novo recorde para o setor.

Embora o último trimestre não tenha sido positivo para o segmento — o crescimento anual ficou negativo em 1% —, o restante do ano compensou o número de vendas. Tanto que os 268 milhões de notebooks vendidos representam um aumento de 19% nas remessas destes dispositivos em relação aos números de 2020.

Ainda segundo o levantamento, a manutenção do regime híbrido de trabalho foi um dos principais motivos para a alta procura por notebooks. Além disso, o mercado foi impulsionado pelo lançamento do Windows 11 — que estimulou a compra de aparelhos mais recentes — e o crescimento dos dispositivos como serviço (DaaS).

“A demanda contínua de ambiente de trabalho híbrido apoiou o crescimento do mercado desenvolvido, que também foi impulsionado pelas ofertas de preços atraentes do Windows 11 e DaaS. Os mercados emergentes são impulsionados pela demanda contínua de pequenas e médias empresas, enquanto os consumidores continuam mudando para a mobilidade”, pontuou Chirag Upadhyay, analista da Strategy Analytics.

Desempenhos das grandes marcas de notebooks

A pesquisa mostrou ainda como foi a performance individual das principais marcas de notebooks do mercado. A Lenovo, líder do segmento e detentora de 24% da fatia do mercado, vendeu 63,4 milhões de notebooks durante o ano inteiro de 2021. O crescimento anual (em comparação com 2020) foi de 16%.

Levantamento notebooks

Imagem: Reprodução/Strategy Analytics

O top 5 ainda contou com HP (59 milhões de vendas), Dell (45,7 milhões de vendas) Apple (24,4 milhões de vendas) e Acer (20,1 milhões de vendas). Embora todas elas tenham reportado um crescimento anual de dois dígitos, somente Apple e Dell apresentaram índices positivos no último trimestre do ano passado.

Vai melhorar?

É certo que o setor atingiu um valor recorde, que deve, sim, ser comemorado. Mas o horizonte continua turbulento: as grandes empresas de tecnologia acreditam que a escassez de componentes deve se estender até o fim deste ano. Isso significa que o mercado de notebooks, GPUs, CPUs e eletrônicos no geral devem continuar enfrentando problemas.

Logo, a indústria de laptops vai precisar repetir as estratégias do passado e encontrar alternativas no presente para que o futuro seja tão positivo quanto foi em 2021.

Fonte: Strategy Analytics

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