Meninas Programadoras: projeto gratuito da USP abre inscrições até 3 de janeiro
Aulas terão início no dia 8 de janeiro de 2022; ao final, será emitido um certificado para as aprovadasBy - Tissiane Vicentin, 21 dezembro 2021 às 17:50
O Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP) abriu as inscrições para a turma de 2022 do projeto Meninas Programadoras. Interessadas podem realizar o cadastro até 3 de janeiro, no site do curso.
A iniciativa visa desenvolver habilidades básicas de programação e resolução de problemas. O público-alvo são meninas, porque o projeto tem como intuito motivar as estudantes a ingressarem na carreira de computação e tecnologia — área tradicionalmente dominada pelo gênero masculino.
O curso é gratuito, com previsão de início das aulas para 8 de janeiro de 2022.
Posteriormente haverá uma segunda turma, com início das aulas previsto para 5 de fevereiro, para quem não puder participar já no primeiro mês do ano. As inscrições serão abertas no dia 9 e ficarão disponíveis até dia 22 de janeiro.
Ao todo, serão 100 vagas para cada uma das turmas.
Meninas Programadoras: pré-requisitos
Podem se inscrever alunas estudantes ou que concluíram o ensino médio e que se identifiquem com o gênero feminino ou não-binário.
Será dada prioridade às alunas do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e de escolas particulares que possuam bolsa de estudos.
Quem já concluiu o ensino médio, mas não está matriculada em um curso superior, também receberá prioridade.
O Meninas Programadoras será 100% on-line, por isso um dos pré-requisitos é possuir um computador ou outro dispositivo com acesso à Internet.
Haverá uma primeira sessão preparatória, com apresentação da plataforma de ensino, para que as participantes possam se familiarizar.
Dentre os temas abordados nas aulas estão a introdução ao conceito de programação com plataforma de programação em blocos (sequência e condicionais); a prática com conteúdo de álgebra e lógica; a interação com o usuário; introdução à programação utilizando a linguagem Python.
Ao final, será entregue um certificado para as aprovadas, emitido pela própria USP.
Comentários