Memórias DDR5 surpreendem em teste com processador Intel Raptor Lake
Em teste realizado com o Geekbench, as memórias DDR5 permitiram que um processador Intel da 13º geração apresentasse um ganho de 20% de performance em atividades Multi-CoreBy - Alvaro Scola, 25 julho 2022 às 12:27
As memórias DDR5 já estão no mercado há algum tempo, mas o seu potencial ainda está sendo explorado. Por sua vez, o resultado de um teste de benchmarking aponta que este hardware pode fazer a diferença quando utilizado com um processador Intel da 13º geração, ou seja, da linha Raptor Lake.
No site do Geekbench, um famoso teste de bechmarking, um processador i7-13700K utilizado em conjunto com memórias DDR 5 na frequência de 2593 MHz alcançou 2.069 ponto para atividades Single-Core e 19.811 pontos para atividades Multi-Core. Já com memórias DDR4, o mesmo processador alcançou 2.090 pontos para atividades Single-Core e 16.542 pontos para atividades Multi-Core.
Apesar do número alcançado sem atividades single-core ser menor, o que chama a atenção é o ganho de aproximadamente 20% de performance em atividades Multi-Core, um número que pode ser considerado expressivo. Para o teste, o sistema operacional escolhido foi o Windows 10 64-bit, sendo que a placa mãe foi Z690 Steel Legend WiFi 6E/D5 da ASRock.
Memórias DDR5 foram bem em outros testes
Em testes que tiveram seus resultados vazados na última semana, as memórias DDR5, mais uma vez, se saíram bem com processadores Intel Raptor Lake. Também em comparação com memórias DDR4, a sua performance chegou a ser 11% melhor, mas detalhes das frequências utilizadas não foram divulgados.
Os processadores Intel da 13º geração devem ser revelados entre os meses de setembro e outubro deste ano. Entretanto, os mesmos só devem começar a serem vendidos em janeiro de 2023.
Fonte: Videocardz
Comentários