O Mastodon, rival do Twitter, acaba de ganhar um novo aplicativo para Android, incluindo mais uma forma de acesso para os usuários da rede social descentralizada. O lançamento da plataforma de microblog para o sistema operacional móvel do Google se junta à versão web e iOS.

A novidade chega no momento em que o Twitter pode vir a ser comprado por Elon Musk. O dono da SpaceX fez uma proposta de aquisição das ações da empresa que ainda deve passar por deliberação da diretoria do Twitter. Musk é uma figura, no mínimo, controversa no mundo da tecnologia por ter sido acusado de assédio e censura em suas empresas.

Mastodon, concorrente do Twitter, lança aplicativo para Android

Interface do Mastodon. Imagem: Mastodon/Reprodução

Além de escolher uma alternativa ao Twitter, quem decidir testar o aplicativo irá conhecer as redes sociais descentralizadas. A ideia é que, com a descentralização, os usuários possam gerenciar suas redes. Deste modo, é possível lutar com mais eficiência para não ter discursos de ódio ou polarização política.

A plataforma é de código aberto e é uma das alternativas de redes sociais descentralizadas mais conhecida. O Diáspora é outra alternativa, que costuma ser comparada ao Facebook.

Mastodon

Imagem: Mastodon

Vantagem principal do Mastodon é a descentralização

Com a rede espalha em diversos servidores, a plataforma tem comunidades independentes, que não podem ser controladas por um só dono. Cada instância, ou servidor, da rede pode ser governada por quem a instalou e por seus usuários. Deste modo, a rede não pode ser vendida, bloqueada por governos ou ir à falência.

Os custos de manter um servidor na plataforma podem ser compartilhados por financiamento coletivo ou por voluntários, de acordo com o TNW. O feed de notícias não tem anúncios e nem algoritmo para priorizar determinadas mensagens. O feed é cronológico, sendo mais transparente que o Twitter.

A rede também tem ferramentas para evitar abuso, que os usuários podem utilizar. A plataforma tem ainda um código de conduta para impedir discursos de ódio.

A nova versão da plataforma para o Android é semelhante ao Twitter com as comunidade federativas ou descentralizadas. No entanto, o Mastodon ainda tem muito menos usuários do que o Twitter. Enquanto o Mastodon tem 4,4 milhões, o Twitter tem 217 milhões, de acordo com números de fevereiro de 2022. É como se a descentralização de redes sociais fosse uma tendência que muitos querem mas que pode demorar anos a tornar-se real, como o metaverso.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários