Vem com a gente que a conversa é longa: 7 de novembro é o chamado “N7 Day”, o dia em que o estúdio BioWare celebra a franquia de jogos Mass Effect. E na data deste ano, a empresa, uma subsidiária da Electronic Arts, celebrou a ocasião dando algumas informações bem curtas sobre o próximo jogo da marca.

Entretanto, porque a internet é a internet, acontece que as próprias mídias divulgadas pela BioWare acabaram levantando mais especulação do que o esperado. Não, não sabemos quando o jogo vai chegar (embora um rumor bem consistente siga ao longo deste texto), mas para quem é fã, as informações abaixo podem dar pistas sobre o direcionamento narrativo do próximo Mass Effect.

Começando pelo teaser acima: ele é uma versão mais alongada daqueles materiais divulgados pela BioWare em novembro de 2021 e 2022. Essencialmente, ele mostra “uma certa personagem asari” (uma das muitas raças do jogo) recolhendo o que parece ser um pedaço da armadura N7 – a armadura em si parece ser aquela que pertenceu ao/à Comandante Shepard, protagonista, mas isso é meio relativo.

A mulher asari, o teaser revela, é a Dra. Liara T’Soni, personagem essencial dos três primeiros jogos que se divide entre ser cientista, companheira de batalha e traficante de informações (esta última, sob a alcunha “Shadowbroker”), e…não muito mais.

BioWare celebra dia internacional de Mass Effect com teasers do próximo jogo
BioWare celebra dia internacional de Mass Effect com teasers do próximo jogo

Paralelamente, um post dedicado ao N7 Day no blog da BioWare lista uma série de produtos – jaquetas, pelúcias, chaveiros e afins – tematizados em Mass Effect. Na postagem, um texto assinado pelo chefe da franquia, Mike Gamble, “diz muito sem dizer nada” sobre o futuro da marca:

Imagem mostra quadro artístico de Mass Effect

Pela loja oficial, isso é um quadro a ser postado na parede, mas a gente bem que queria esse jaquetão…e essa arma… (Imagem: BioWare/Reprodução)

“Nos perguntamos essas mesmas questões [sobre Mass Effect] que vocês nos enviaram ao longo dos anos! O que aconteceu com todo mundo que você conheceu e amou nos jogos? Quem realmente morreu? Quem teve filhos com quem? Qual o som de um volus quando bebê?

E quanto às galáxias? Os finais! O que raios está acontecendo com a nossa cientista asari que virou a informante Shadowbroker? E quando ao S— bom, você entendeu.

E claro, para todas essas perguntas, existem respostas, mas você terá que esperar um pouco para ouví-las. E qualquer coisa que a gente diga não será muito fácil de encontrar, tal qual você já espera de nossas provocações de todo N7 Day.”

O resto do post tem vários códigos binários espalhados que, quando devidamente reunidos, ficam assim:

“01000101011100000111001101101001011011000110111101101110”

Em binário, isso resulta na palavra “Epsilon”. Não há nenhuma significância particular dessa palavra nos jogos que já vieram da saga Mass Effect – seja na trilogia vivida por Shepard ou em Andromeda, protagonizada por Scott/Sara Ryder séculos depois. Por isso, já especula-se que “Epsilon” possa ser o subtítulo do próximo jogo. 

Vamos um pouco mais longe: “Epsilon Aurigae” é o nome de uma estrela binária localizada na constelação de Auriga. Ainda há um debate sobre a real distância da área em relação à Terra, mas o consenso estabelece algo entre 1,3 mil e 1,6 mil anos-luz. Traduzindo: longe pra c******.

O interessante é a natureza binária da estrela: Mass Effect sempre brincou com essa noção de “duplo protagonismo”, permitindo que você jogasse como “o” Shepard ou “a” Shepard na trilogia original (“a” Shepard, aliás, é um dos produtos colecionáveis anunciados no mesmo post) e, em Andromeda, os irmãos gêmeos Scott e Sara Ryder dividiam o estrelato do jogo.

Outras nuances interessantes: “Epsilon” já foi o codinome do primeiro Mass Effect, antes de seu lançamento, e quase foi o nome oficial da franquia. Mais além, “Epsilon” também corresponde à quinta letra do alfabeto grego, o que dá pano para mais especulação já que este é o quinto jogo da série.

E como não poderia deixar de ser, fãs da franquia já descobriram uma URL – https://www.ea.com/en-gb/games/mass-effect/epsilon – que agora já conta com um teaser próprio, replicado abaixo:

Claramente, o pessoal da BioWare curte um sobretudo…

Atenção: spoiler forte do final da trilogia Mass Effect no parágrafo a seguir!

Finalmente, a mera menção ao “S—” nas palavras do chefe da marca já deixou fãs em polvorosa: como você viu ao final de Mass Effect 3, o final canônico do jogo (havia três possibilidades, dependendo das suas ações na partida) estabelece que Shepard destruiu todas as formas sintéticas de vida na Via Láctea, efetivamente eliminando a ameaça dos Reapers, mas também matando potenciais companheiros, como os Geth. E também há indícios fortes de que ele próprio tenha morrido durante o processo.

Alguns usuários, no entanto, mantém a teoria de que Shepard de alguma forma sobreviveu. E ver uma figura executiva da franquia Mass Effect simplesmente jogar a primeira letra do nome do personagem assim…bom, tem muita gente “tuitando confirmações” que não foram confirmadas, digamos.

Rumor: Mass Effect 5 deve demorar mais uns quatro ou cinco anos para chegar

Aqui entramos na maior especulação possível, então nada do que você ler a seguir vale como informação oficial.

Analisando os teasers liberados pela BioWare, o insider Tom Henderson – que tem um bom currículo de rumores posteriormente confirmados – estimou que o próximo jogo da franquia Mass Effect ainda esteja meio longe.

Quão longe? Bem, coisa de quatro ou cinco anos.

Ele não especulou o que o levou a afirmar essa janela de lançamento, porém, o que deixou fãs mais “acelerados” por informações. Convenhamos, o último jogo da marca, Mass Effect Andromeda, chegou em 2017 e não foi lá dos mais recebidos, então o nível de ansiedade tende a ficar maior.

Há que se considerar também que a demora faz sentido: no presente momento, a BioWare está ocupada com a sua outra grande franquia – Dragon Age: Dread Wolf, o quarto jogo da série de RPG medieval da empresa, está em desenvolvimento há mais tempo, e mesmo sobre ele, sabemos bem pouco. E este deve sair ano que vem, então é natural que os esforços estejam concentrados nele por enquanto.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários