Em paralelo à nova corrida da inteligência artificial, em quem o ChatGPT, da OpenAI, e a Bard, do Google, são os principais concorrentes, surge uma nova IA capaz de criar níveis infinitos do clássico Super Mario Bros. apenas com algumas palavras; é o MarioGPT.

Se a tecnologia está sendo usada para criar, de forma autônoma, arte, diálogo, voz… por quê não, videogame? Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveu o MarioGPT – basicamente, uma ferramenta baseada em inteligência artificial capaz de criar fases infinitas de rolagem lateral baseadas nos níveis clássicos de Super Mario Bros.

[–quebra–]

ChatMarioGPT

Segundo Sebastian Risi, um dos pesquisadores que colaborou no projeto, o algoritmo usa “um modelo GPT2 ajustado” para, a partir de comandos de texto, criar níveis que pareçam com o que um ser humano poderia desenvolver no jogo. Risi observa que embora o MarioGPT falhe “às vezes”, na maioria das tentativas dá muito certo.

A equipe compartilhou um documento de oito páginas explicando a metodologia usada. No texto, eles destacam que a ferramenta é provavelmente o “primeiro modelo de nível de texto” para videogames que existe.

MarioGPT: inteligência artificial cria níveis infinitos de Super Mario Bros.
Imagem: reprodução / Twitter

A ideia por trás do projeto é “permitir a geração aberta de uma gama cada vez mais diversificada de conteúdo” para enfrentar os desafios de criar novos jogos manualmente.

Em outras palavras, para quem é fã do encanador mais popular do planeta, o MarioGPT é como o Super Mario Maker, mas alimentado por uma inteligência artificial bastante moderna.