Mario Day: conheça 10 curiosidades do encanador mais famoso dos games
Jogo de ação, humanização do personagem e rivalidade com Donkey Kong fizeram parte da história do MarioBy - Luiz Nogueira, 10 março 2022 às 8:00
Nesta quinta-feira (10), a Nintendo comemora oficialmente o Mar10 Day – um trocadilho com a data. Esse é um dia – criado por fãs, mas adotado pela empresa -, em que o encanador bigodudo é homenageado.
A comemoração ocorre mais ou menos no mesmo esquema do 4 de maio, data icônica para os fãs de “Star Wars“. Portanto, é bastante comum ver diversas publicações em redes sociais, bem como promoções envolvendo o personagem.
Para ajudar a celebrar esse personagem tão querido pelos jogadores – sejam eles Nintendistas ou não -, separamos dez curiosidades que cobrem diversos segmentos em que Mario está presente.
Primeira versão do Mario surgiu no Donkey Kong
Muita gente não sabe, mas a estreia de Mario não aconteceu em “Super Mario Bros.“, lançado em 1985. Alguns anos antes, mais precisamente em 1981, o personagem, que até então se chamava Jumpman, fez sua estreia em “Donkey Kong”.
Ele era responsável por salvar uma princesa que estava sendo mantida como refém pelo famoso gorila da Nintendo – qualquer semelhança com o enredo dos games seguintes é mera coincidência.
Bigode e chapéu
O motivo pelo qual as características mais marcantes de Mario são seu chapéu e seu bigode não são puramente estéticos – talvez só um pouco.
Em várias entrevistas, Shigeru Miyamoto, criador do personagem, confessou que essas implementações só foram feitas por conta das dificuldades técnicas dos consoles que receberam os primeiros jogos do encanador.
Segundo ele, na época, era muito difícil criar cabelos aceitáveis. Portanto, criar um chapéu foi a maneira mais simples de fazer com que tudo funcionasse.
O mesmo vale para o bigode. Com essa característica tampando grande parte do rosto do Mario, poucos detalhes da feição do personagem deveriam ser trabalhados, fazendo com que fosse mais simples programá-lo.
Arbustos e nuvens são iguais
Outra característica presente nos jogos que esbarrou nas limitações técnicas foram os arbustos e nuvens. Nos jogos clássicos, se você reparar bem, vai ver que eles são exatamente iguais – obviamente, com cores diferentes. Isso fez com que a programação também fosse simplificada nesse caso.
Mario humano
Em 1993, um guia oficial da Nintendo classificou o personagem como da espécie “homo nintendonus”. No entanto, apesar disso, ele é quase um humano. Isso porque, na mesma publicação, Mario foi descrito como um encanador comum, que nasceu no Brooklyn, e que tem como prato favorito cogumelos.
Filme do Super Mario
Apesar de ter quase que apenas jogos em sua trajetória, Mario também estreou no cinema, com uma adaptação em 1993. Porém, o longa, dirigido por Rocky Morton e Annabel Jankel, trouxe uma versão live-action que não agradou.
O principal motivo para isso é que o longa tenta trazer um tom mais sério do que foi visto nos jogos, mas não consegue seguir com nenhuma das características presentes nos games.
Os personagens são completamente diferentes e, apesar da roupa, não se parecem nada com o que os fãs esperavam.
De qualquer forma, atualmente, o longa ganhou status de cult e é venerado por alguns fãs – que chegaram a criar uma sequência no formato de histórias em quadrinhos.
Super Mario Bros 2 no Japão
Para o lançamento da sequência de “Super Mario Bros.” no Japão, a Nintendo decidiu adquirir os direitos de “Doki Doki Panic” e adaptá-lo como se fosse uma continuação do jogo do encanador.
Porém, o jogo era totalmente diferente – tanto na questão gráfica quanto de história. O que foi uma grande decepção para os fãs.
Com a ideia de não cometer o mesmo erro do lançamento anterior, quando “Super Mario Bros. 2” foi lançado nos Estados Unidos, a Nintendo já havia desenvolvido uma nova versão, desta vez, seguindo os moldes da primeira.
Quebrar blocos com as mãos
Essa é uma curiosidade que pega muita gente de surpresa. Muitos acreditam que o encanador quebra os blocos presentes nas fases com a cabeça. Mas não é assim.
É possível reparar que, quando ele pula, a mão é levantada. Portanto, os blocos são destruídos pelas mãos do Mario.
Personagem transgênero em Super Mario Bros. 2
No manual que acompanhou “Super Mario Bros. 2” em seu lançamento em 1988, há uma breve menção a Birdo, descrita como “um cara que pensa ser uma garota”. Considerando todo o contexto, podemos estar diante da primeira personagem transgênero dos videogames.
Mundo negativo
No primeiro “Super Mario Bros.”, é possível acessar o chamado “World Negative One”, um conjunto com três fases secretas que são bastante diferentes das disponíveis no game.
Para acessá-lo, é necessário atravessar uma parede sólida ao fim do primeiro mundo, conhecido como 1-2.
Jogo de ação?
No início do projeto, Mario seria bastante diferente do que é hoje. O personagem seria um piloto de foguete e teria diversas armas à disposição. Isso tornaria o game um título de ação – bem diferente do gênero atual.
As primeiras fases – que seriam divididas em segmentos andando e pilotando o foguete – foram planejadas como verdadeiras batalhas contra inimigos.
Quer comprar um Nintendo Switch? O KaBuM! oferece desconto de 15% no console.
Comentários