Início Smartphones Novo malware para Android quer roubar senhas nos celulares

Novo malware para Android quer roubar senhas nos celulares

Flubot se espalha por mensagens de texto com links para instalar app falso e roubar dados dos usuários. Malware atua por enquanto no Reino Unido

Novos malwares surgem a todo momento e os usuários de diferentes plataformas como PCs e celulares sempre precisam tomar cuidado. Já nesta semana, autoridades do Reino Unido começaram a emitir alertas de cuidado para uma nova ameaça.

Revelado pelo National Cyber Security Centre e chamado de FluBot, o malware é instalado em celulares a partir de mensagens de textos com links para empresas, que em teoria seriam utilizadas para realizar entregas como a DHL, que atua em diversos países. Uma vez que a página é acessada, os usuários são induzidos a fazer o download de um aplicativo falso, que será o responsável por roubar senhas e realizar outras atividades maliciosas.

Imagem do site falso para fazer download do malware
Reprodução: National Cyber Security Centre

Uma vez que o malware está instalado no aparelho, além de roubar os dados, o mesmo também ganha acesso a lista de contatos da vítima para continuar se espalhando por meio de mensagens.

Malware funciona apenas no Android

De acordo com as informações fornecidas pelo Governo do Reino Unido, o malware FluBot funciona por enquanto apenas no sistema Android. O site deles ainda ressalta que usuários que receberam uma mensagem no iPhone e clicaram no link não devem estar com o dispositivo em risco. Entretanto, eles alertam que o site falso ainda pode ter coletado alguns dados.

Já a recomendação para remover o malware do Android consiste em resetar o aparelho, ou seja, usar a opção de redefini-lo para deixá-lo como veio de fábrica. Não somente isso, também é recomendado verificar os serviços utilizados durante o período em que o aparelho esteve infectado para trocar as senhas e outros dados importantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES