As chaves Pix sob responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento foram vazadas nos dias 3 a 5 de dezembro. Um total de 160,1 mil chaves com dados pessoais de correntistas foram expostas online. O vazamento ocorreu “em razão de falhas pontuais em sistemas” da Acesso Pagamentos, afirmou o BC.

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, afirma o comunicado do BC.

Entre as informações vazadas podem estar nome do correntista, CPF, banco, número de agência e conta. Quem teve as informações vazadas será notificado por “aplicativo ou internet banking de sua instituição de relacionamento”, de acordo com o BC.

O banco alertou que nenhuma das instituições participantes usarão aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

O caso está sendo apurado e devem ocorrer punições, com “medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”, afirmou o BC.

A Acesso Pagamentos informou, em comunicado, que procurará garantir a segurança das informações. “Reforçamos que tomamos, de forma tempestiva, todas as providências necessárias para garantir a segurança das informações mantidas pela companhia e o nosso compromisso em manter o mercado e nossos parceiros informados”, afirmou a empresa.

Falha de segurança do Banese vazou 395 mil chaves Pix

Em 30 de setembro, uma falha de segurança do Banco do Estado de Sergipe (Banese) concedeu acessos de invasores a diversos dados cadastrais, incluindo chaves Pix, de pessoas que não eram clientes da instituição financeira.

Embora o Banco Central tenha informado que não foram expostos dados sensíveis como senhas, valores movimentados ou saldos nas contas, o Banese estima que 395.009 chaves Pix, exclusivamente do tipo telefone, foram obtidas por meio de “engenharia social”.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress