Depois de anunciar o Bard às pressas, o Google irá lançar novas ferramentas de pesquisa com inteligência artificial já no próximo mês e ainda promete mais recursos a partir do meio do ano. A princípio, segundo o The New York Times, os novos recursos de IA estarão disponíveis apenas nos Estados Unidos e serão limitados a, no máximo, um milhão de usuários.

Ainda não está claro o que as novas ferramentas de pesquisa baseadas em inteligência artificial trarão ao usuário final, mas ao que tudo indica, deve se tratar de uma evolução do Bard. Nos bastidores, o novo pacote de IA está sendo desenvolvido sob o codinome “Magi”.

O movimento do Google faz parte de um contra ataque à concorrência, representada atualmente pelo novo Bing, da Microsoft, e o próprio ChatGPT, da OpenAI. Hoje, há quem acredite que estes novos sistemas de buscas com inteligência artificial por trás podem, definitivamente, substituir os atuais mecanismos de buscas.

Ainda de acordo com o NYT, o momento do Google é tão delicado que a Samsung já está considerando trocar o sistema de busca dos seus smartphones pelo Bing como padrão. Assusta a big tech, afinal, o acordo rende cerca de US$ 3 milhões ao ano para os cofres da empresa.

Google Campus em Mountain View, na California

Imagem: Shutterstock

As apostas do Google em IA

Para se reerguer, o Google também estaria desenvolvendo uma série de novas ferramentas de IA que devem surgir mais para o meio do ano. Entre as novidades, estaria um gerador de imagens de IA chamado GIFI, um sistema de aprendizado de idiomas chamado Tivoli Tutor e uma função chamada Searchalong, que integraria um chatbot ao Chrome – bem parecido com o que o Bing fez com o Edge recentemente.

O projeto “Magi” deve ser apresentado pelo Google no próximo mês – o que se pode imaginar que seja feito no I/O 2023, a conferência anual para desenvolvedores da empresa, marcado para o dia 10 de maio.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários