Após crescer durante o boom da pandemia no ano passado, a Nintendo agora observa uma ligeira baixa em suas receitas. Nesta quinta-feira (4), a companhia japonesa reportou lucro de 171,8 bilhões de ienes (US$ 1,5 bilhão) entre abril e setembro deste ano — uma baixa de 19% em relação ao mesmo período do ano fiscal anterior.

Sem detalhar os números trimestrais, a desenvolvedora e publicadora de jogos eletrônicos também informou que suas vendas caíram 19% durante a metade do atual ano fiscal, atingindo a casa dos 624 bilhões de ienes (US$ 5,5 bilhões).

Switch “salva” Nintendo de resultados piores

Embora a Nintendo afirme que os resultados estão dentro das expectativas, o cenário é bem diferente da realidade do ano passado. No ápice da pandemia, a companhia obteve fortes vendas de seu jogo “Animal Crossing: New Horizons”, que também impulsionou a saída de mais unidades do Nintendo Switch.

Animal Crossing aberto em Nintendo Switch
Foto: Sara Kurfeß/Unsplash

Inclusive, a comercialização do console portátil evitou quedas ainda maiores. Até agora, o Switch alcançou a marca de 92,87 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Só nos últimos seis meses foram 8,3 milhões de unidades do console vendidas: 6,45 milhões da versão regular e 1,82 milhões do modelo Lite.

O problema é que a pandemia foi um dos fatores que intensificou a crise dos chips, que consequentemente tem prejudicado a produção destes consoles. Não à toa, a empresa retificou a previsão de vendas do Switch para o restante do ano fiscal para 24 milhões de unidades, ante os 25,5 milhões previstos anteriormente.

[–quebra–]

Pode melhorar?

Apesar dos resultados negativos, alguns jogos se saíram bem, incluindo The Legend of Zelda: Skyward Sword HD e New Pokémon Snap, com 3,6 milhões e 2,2 milhões de unidades vendidas, respectivamente. A expectativa é de que o novo jogo Pikmin Bloom em parceria com a Niantic fortaleça os números até o começo do ano que vem.

Mas, claro, com o fim do ano, uma das principais apostas é que as vendas do Nintendo Switch cresçam, mesmo que o cenário de quarentena e entretenimento restritamente doméstico já esteja mais flexibilizado. Os resultados podem ditar os números finais do ano fiscal que se encerra em 2022.

Por falar em futuro, se tudo correr conforme o esperado, a companhia japonesa espera lucrar 350 bilhões de ienes (US$ 3 bilhões) até março de 2022. Um número robusto, mas 27% menor do que os resultados totais do ano fiscal anterior.

Fonte: AP News