É uma premissa tão velha quanto a própria rede social: você vê alguma dica de criador de conteúdo ou reportagem interessante no Instagram, apenas para se deparar com a frase “link na bio” caso se interesse em ir mais a fundo no assunto. Todo mundo faz isso.

Bem, agora, dá para ir mais além: desde a metade de abril, o Instagram liberou a função que agrega vários endereços de internet no mesmo perfil, permitindo que influencers, jornalistas ou pessoas/empresas que trabalhem com vários serviços consigam direcionar, de forma mais objetiva, seus clientes, leitores e seguidores. Mas nem todo mundo se deu conta dessa possibilidade, então vamos mostrar como usar o recurso aqui no blog KaBuM!:

Imagem mostra página de um perfil no Instagram exibindo vários endereços na bio

Imagem: Instagram/Divulgação

Por que usar vários links no Instagram?

A inserção de links na biografia do seu perfil, como estabelecemos, ajuda pequenos negócios a divulgarem suas plataformas de serviços de maneira simples e objetiva. Designers podem apresentar seu portfólio, jornalistas concentram suas matérias de destaque, personal trainers exibem programas de treinamento…você já pegou a ideia.

Só que, conforme as pessoas e suas ofertas vão evoluindo, mais links vão se criando e, convenhamos, nem sempre é conveniente você ser direcionado para uma home page generalista quando procura algo mais específico. Para cobrir isso, plataformas como o LinkTree, HeyLink e TapLink surgiram – essencialmente, portais agregadores de vários links dentro de uma URL própria.

Finalmente, talvez a fim de contornar isso, o Instagram liberou uma ferramenta nativa que, essencialmente, faz a mesma coisa: você consegue relacionar vários endereços de internet dentro de um botão. A vantagem, no entanto, é que o seu visitante não precisará visitar uma página para encontrar outras páginas: o botão em questão fica, ainda, dentro da rede social, e só quando você encontrar exatamente o que busca é que o navegador interno da plataforma da Meta levará você até a página desejada.

Isso é especialmente interessante para profissionais que ofereçam vários serviços dentro de um campo: mantendo os exemplos que citamos acima, os designers poderão separar seus portfólios por estilo artístico, dedicando um link para modelagem, outro para animação, mais um para pintura em 3D e assim por diante.

A nova função permite que até cinco links sejam utilizados por perfil, então aqui vai o jeito mais rápido de habilitá-la.

Como colocar mais de um link no seu perfil

A primeira coisa a ser feita é garantir que a versão do Instagram instalada no seu dispositivo seja a mais atualizada. É bem provável que já seja esse o seu caso, mas só para garantir, faça o seguinte:

  • Abra a sua loja de aplicativos (Play Store para Android / AppStore para iOS)
  • Na página, veja se o botão principal diz “Atualizar”: em caso positivo, então há um update disponível para você fazer. Se não, provavelmente a sua versão já é a mais atual

Uma vez cumprida essa parte, vamos inserir os links. O que você quer fazer é alterar as suas preferências de exibição de perfil, por meio do próprio menu de usuário do próprio Instagram, então:

  • Abra o Instagram e toque no ícone correspondente à sua foto de perfil
  • Uma vez na sua página, encontre e abra a opção “Editar”, seguida da opção “Links” e, finalmente, “Adicionar Links”
  • Aqui, você tem duas opções: “Adicionar link do Facebook” permite que você direcione usuários a uma página dos seus serviços na rede principal da Meta (ou até mesmo o seu perfil, se for do seu interesse), enquanto “Adicionar link externo” direciona o usuário para qualquer site que você mantenha fora da rede social – uma loja, seu currículo, seu site pessoal, blog etc.
  • Cole no espaço correspondente o link de sua escolha e clique em “Concluir”

Para garantir que o processo tenha funcionado, basta acessar a página do seu perfil e ver se, na sua bio, há menção de vários links. Se sim, clique nessa parte e uma janela aparecerá em seguida, listando todos os endereços que você informou, assim como a imagem que usamos mais acima.

E aí, gostou da novidade? Lembrando que, por enquanto, só é possível fazer isso pelo aplicativo móvel do Instagram. A interface da rede social no desktop ou notebook ainda não oferece esse suporte.

E já que estamos falando do assunto, não deixe de seguir o blog KaBuM! em todas as redes sociais: a nossa “arroba” é @tecmastersbr e você nos encontra no Twitter, TikTok, BlueSky e, claro, no Instagram.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários