Lenovo pede suspensão de vendas de notebooks da Asus por violar patentes
Segundo a Lenovo, os modelos Zenbook da concorrente roubaram patentes referentes a dobradiças, touchpad e outras invençõesBy - Cesar Schaeffer, 27 novembro 2023 às 16:24
Briga de gigantes. A Lenovo entrou com uma ação judicial contra a Asus, a qual acusa de violar quatro patentes em seus produtos. Além de uma indenização, a empresa pede que a suspensão da venda dos notebooks Zenbook e outros produtos que também teriam infringido as patentes da marca nos Estados Unidos.
Veja as quatro patentes que a Lenovo acusa a Asus de ter infringido:
- A patente “Métodos e aparelhos para transmissão em blocos de recursos” foi emitida em 2021 e se refere à minimização do atraso experimentado durante a transmissão de um pacote de uplink, reduzindo o número de etapas para um dispositivo sem fio fazer upload de dados; a Lenovo afirma que o modelo Zenbook Pro 14 OLED da Asus viola esta patente.
- O mesmo modelo de notebook é acusado de infringir também a patente de gerenciamento de energia wake-on-LAN sem fio emitida para a Lenovo em 2010.
- A patente “Rolagem diagonal do touchpad”, emitida em 2021, permite aos usuários iniciar uma rolagem diagonal em qualquer área do touchpad usando dois dedos. Segundo a Lenovo, os Zenbook incorporam hardware e firmware em seus touchpads que foram feitos especialmente ou adaptados para praticar a invenção reivindicada nesta patente específica.
- A patente “Dobradiça de eixo duplo com mecanismo de eixo de sincronização angular”, de 2014, é descrita pela Lenovo como um bloco de dobradiça que permite que laptops 2 em 1 passem do modo tradicional para o modo tablet. Segundo a empresa, Zenbook Flip 14, da Asus, traz uma dobradiça “ErgoLift” de 360 graus que infringe tal patente.
A última cartada da Lenovo
Em comunicado à imprensa, a Lenovo disse que decidiu abrir o processo em resposta aos registros de agosto que a Asus apresentou ao tribunal de patentes do Tribunal Regional de Munique. A Lenovo alegou que os registros da Asus estavam relacionados à tecnologia celular para a qual a Lenovo havia oferecido à Asus “um acordo de licenciamento cruzado como solução”.
Agora, com mais de 28 mil patentes e outras 14 mil pendentes, a Lenovo quer que a Asus “cesse e desista de marketing, publicidade, distribuição, oferta para venda, venda ou transferência de outra forma, incluindo o movimento ou remessa de produtos de estoque” que infringem as quatro patentes em questão.
Via: The Register
Comentários