Lançada no início deste ano, uma nova linha de Lego promete incrementar o Natal de crianças e – por que não – adultos que conseguirem colocar as mãos em seus produtos. Batizada de Vidiyo, a série de brinquedos une o mundo físico e o digital graças a um aplicativo mobile de realidade aumentada.

O mais interessante? A brincadeira parece muito com uma porta de entrada inofensiva para os famigerados NFTs – itens colecionáveis digitais baseados em blockchain.

Vidiyo

Imagem: Lego

Lego criando uma nova realidade

De forma resumida, o kit oferecido em cada Vidiyo é composto de um bonequinho estiloso – entre lhamas, dragões, raposas, humanos e alienígenas – e um piso (BeatBits) customizado. Parece simples demais para um brinquedo voltado a um público entre 7 e 9 anos, mas não se engane: toda a magia acontece na tela do celular.

Basta posicionar o personagem no tile, iniciar o app dedicado e curtir um verdadeiro show ao vivo. No mundo virtual, a action-figure em miniatura ganha vida, pula, dança e toca instrumentos conforme a música.

Por falar em trilha sonora, um acordo da Lego com a Universal Music Group garante que haja uma seleção bastante diversa de canções para os pequenos, que podem escolher hits de bandas e artistas como Katy Perry, The Weeknd, Taylor Swift e Imagine Dragons.

Com o evento musical rolando, a ideia é que a criançada assuma o papel de uma espécie de diretor de videoclipe, movendo o celular para lá e para cá em torno do “palco”, ou participe da brincadeira junto com seu novo colega virtual. Basta configurar a escala do cenário digital e pedir que os pais ou algum amiguinho filme a cena com o celular.

No final dá para adicionar efeitos ao material, armazenar o vídeo no smartphone e compartilhar até 20s da produção na plataforma da Lego, que conta com todas as ferramentas de controle dos pais.

O que raios isso tem a ver com NFT?

A comparação pode parecer boba num primeiro momento, mas se torna mais óbvia conforme prestamos um pouco mais atenção nos detalhes do novo brinquedo da Lego.

Para começar, da mesma forma que os tokens não-fungíveis, o real valor do Vidiyo está não no mundo físico ou na obra original, mas sim em sua representação no universo digital, que é onde ela ganha vida.

O visual extremamente colorido e estilizado é similar a de obras e coleções de NFTs que fizeram sucesso pela web, como os macacos e baleias que renderam milhões a seus criadores.

Vidiyo

Imagem: Lego

Por fim, o fator colecionável dos NFTs também entra na jogada. Afinal, não só existem dezenas de bonecos para que as crianças encham a caixinha de brinquedos, como mais de 130 BeatBits com interações únicas. Alguns pisos mudam o cenário, outros trazem efeitos sonoros extras e um terceiro grupo adiciona passos de dança inéditos ao personagem.

Sim, podemos estar diante de uma brincadeira inocente e que usa a tecnologia para aprimorar uma experiência infantil. Mas não dá para negar que o produto da Lego, que pode custar de US$ 20 a US$ 100, tem um pézinho na onda do momento, não é?

Fonte: Fatherly

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress