Por meio de um comunicado, a LEGO confirmou o cancelamento da linha “rPET” de blocos de montar. Segundo a empresa, protótipos construídos para fins de testes de viabilidade revelaram que não só a linha não era tão sustentável quanto se propunha a ser, mas suas emissões de carbono era igual ou maior que os blocos feitos a base de petróleo.

A LEGO disse que os testes vinham sendo executados nos últimos dois anos e, embora a empresa tivesse fé no potencial da linha rPET no começo, o progresso dos procedimentos mostraram que o final seria justamente o contrário. A LEGO ainda afirmou acreditar que existem “melhores alternativas”.

LEGO PAC-MAN

Imagem: divulgação

A linha rPET foi anunciada pela LEGO há alguns anos, basicamente explicada como uma série de novos blocos de montar feitos a partir de materiais recicláveis. A ideia era diminuir o uso de componentes nocivos ao meio-ambiente, contribuindo para a redução das emissões de carbono de sua fabricação na atmosfera.

O novo – agora cancelado – produto era parte de um plano maior: até 2025, a LEGO pretende investir cerca de US$ 1,4 bilhão (R$ 7,07 bilhões) em iniciativas de sustentabilidade. Além disso, a empresa quer diminuir 37% de suas emissões até 2032 e, chegando 2050, zerá-las completamente.

Do comunicado:

“Quando anunciamos um protótipo [da rPET], nós da LEGO estávamos otimistas pelo seu potencial, mas depois de dois anos de testes, decidimos não levar o produto adiante já que, ao final de tudo, ele não nos ajudaria a reduzir nossas emissões de carbono. Mais além, acreditamos que existem alternativas com potencial melhor para nos auxiliar no cumprimento de nossas ambições de sustentabilidade.

Essa é a natureza da inovação – especialmente quando o assunto é complexo e ambicioso tal qual é o nosso programa de materiais sustentáveis. Algumas coisas darão certo, outras não.

Nós aprendemos muito com os testes e vamos aplicar essas lições à medida em que continuamos a desenvolver novos materiais e explorar outras formas de tornar nossos blocos mais sustentáveis. Nós acreditamos na importância de sermos transparentes em nossos esforços a favor do meio ambiente.

Este é um desafio compartilhado por todos nós, e é um assunto pelo qual as crianças se importam. Recebemos centenas de cartas das crianças todo ano, cada uma com ideias sobre como podemos ser mais sustentáveis. Queremos mostrar a elas que nós estamos ouvindo, e que estamos tentando.”

O produto mais recente que a LEGO lançou foi uma versão para montar da planta-piranha da franquia Super Mario, da Nintendo. A novidade deve chegar até 6 de novembro.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress