League of Legends: o que esperar para 2023
A Riot Games anunciou as principais mudanças para a temporada 2023 do League of Legends, que promete trazer alguns itens antigos de volta. Veja o que vai mudar!By - Alvaro Scola, 3 outubro 2022 às 16:50
*Matéria produzida em parceria com Igor Shimabukuro
O Worlds 2022 já começou e com o fim de ano cada vez mais próximo, a Riot Games acaba de anunciar algumas novidades que serão vistas no League of Legends em 2023. De forma geral, itens novos estão voltando e os tanks devem ter ainda mais espaço, mas essa última previsão só será confirmada com o tempo.
O blog KaBuM!, é claro, está ansioso para ver todas essas novidades no lolzinho e deu uma estudada no que foi anunciado. Assim, para ajudar os demais jogadores a saber o que está por vir, nós preparamos um resumo do que será visto no League of Legends em 2023, ou melhor, já neste ano em fase de testes na pré-temporada. Confira!
O retorno do Dragão Quimtec
O Dragão Quimtec surgiu nesta temporada e não agradou a muitos jogadores ao conceder invisibilidade em diversos pontos do mapa, o que deixou certas partidas desbalanceadas. Agora, este dragão voltará ao League of Legends, mas sem deixar ninguém invisível.
Ao ser abatido, o Dragão Quimtec concederá aos jogadores que o eliminaram um pouco de tenacidade e aumento na quantidade de cura, além de uma resistência do escudo. Já a sua alma não reviverá mais ninguém e apenas concederá dano extra quando a vida de alguém com o bônus estiver abaixo de um valor específico (não informado).
Como toda alma dos dragões do League of Legends, o Quimtec também mudará o mapa da seguinte forma:
- Pinstouros jogarão os jogadores duas vezes mais longe;
- Frutomels se tornarão Frutímulos, que concedem cura e um escudo adicional sem dar lentidão;
- Florividentes se tornarão Florivigias, que concedem visão em uma área circular em torno de si e em cone a direção oposta do jogador. Além disso, as Florivigias também concederão velocidade de movimento aos jogadores em direção aos inimigos revelados e deixarão sentinelas inimigas com apenas 1 de vida.
Selva mais convidativa para novos jogadores
A selva sempre foi vista como uma das posições mais difíceis do League of Legends para se aprender. Agora, a Riot Games está querendo deixar as coisas um pouco mais simples, mas também não abriu mão de introduzir algumas mudanças.
Ao invés de andar sozinho na selva, os caçadores poderão levar mascotes consigo que obterá petiscos ao decorrer do jogo matando monstros e que concederão habilidades ou fortalecimentos.
OS bichinhos que poderão ser comprados são estes:
- Felígneno Noxiano – destinado aos jogadores com um estilo mais agressivo. Concede lentidão e dano adicional;
- Ixamandra Ixtalense – destinado para jogadores que usam campeões tanks ou que farão a linha de frente. Concede escudo com base na vida que, quando quebrado, também concederá resistência a lentidão e tenacidade;
- Saltinuvem Ioniano – destinado para jogadores que se movimentam mais pelo mapa. Concede velocidade de movimento adicional.
Para deixar a selva mais justa, a Riot Games reduzirá a distância que os monstros podem sair de seus campos, ou seja, nada mais de dois campos de uma vez. Além disso, para deixar essa distância mais clara no League of Legends, um indicador será adicionado para mostrar o limite de cada acampamento.
Outra mudança importante, esta destinada aos novatos na posição, mostrará qual a melhor rota a ser tomada na selva. Isso, é claro, ajudará quem não sabe como otimizar o seu caminho para obter uma experiência melhor e também deve reduzir a necessidade de consultar um “guia da selva” em sites de terceiros durante a partida.
Novas formas de comunicação
O League of Legends possui um sistema de pings para que os invocadores não precisem digitar a todo instante sobre a situação nas partidas. Agora, o número de pings disponíveis dobrará para que a comunicação seja ainda mais clara. Assim, estas são as opções de ping que serão vistas:
- Pings antigos – Recuar, A Caminho, Ajude-Me e Inimigo Desaparecido;
- Pings novos – Avançar, Atacar, Defender e Armadilha.
Além desta mudança, a imagem abaixo também mostra uma nova forma de alertar sobre a “visão”. Isso pode mudar o jogo a favor do seu time, por exemplo, para alertar sobre uma possível emboscada.
Ao tentar iniciar um objetivo, a discórdia entre os jogadores do League of Legends pode causar verdadeiras brigas. Assim, para evitar confusão, a Riot Games está implementando um sistema de votação para que jogadores decidam entre pegar ou abdicar de um objetivo.
Por último, uma nova animação indicará a direção de um ping independentemente do local de mapa de onde tenha vindo.
Sistema de visão mais eficaz
Atualmente, no League of Legends, os jogadores possuem formas de ver quantas sentinelas foram posicionadas e quando as mesmas devem expirar. Entretanto, a Riot Games sabe que essa informação não está muito em evidência e, assim, mudará a sua aparência para que isso fique mais claro aos jogadores.
Além disso, ao ver um campeão inimigo posicionando uma sentinela, durante 10 segundos, o jogador terá um temporizado para lhe auxiliar a passar a informação para seu time.
Sugestão de runas, feitiços de invocador e de habilidades
E nessa onda de facilitar mecânicas e conceitos de League of Legends para jogadores sem tanta experiência — no MOBA, com um determinado campeão ou em uma rota específica —, a Riot parece disposta a apresentar recomendações opcionais de runas, Summoner’s Spells e aprimoramento de habilidades.
Neste sentido, os players poderão observar um botão de runas recomendadas (à esquerda do botão de edição de páginas de runas) quando os campeões forem confirmados. A interface exibirá até três opções de runas e feitiçoes de invocador com base nas escolhas mais eficientes e populares.
Além disso, os jogadores também vão receber recomendações de quais habilidades subir de nível quando a porradaria começar nos campos de League of Legends. As dicas também serão baseadas nas escolhas mais eficientes do momento, com atualizações constantes programadas.
Mudanças nas rotas
Se novidades estão previstas para os preparativos pré-game, surpresas também serão vistas nos campos de Summoner’s Rift. Segundo a Riot Games, a ideia é fazer com que a rota do topo escale mais depressa que as demais lanes de League of Legends. Para isso, três mudanças serão vistas:
- Rotas solo: as rotas solo vão receber um multiplicador de experiência de 95% das tropas.
- Rotas em dupla: o multiplicador de experiência diminuirá para 22% das tropas.
- Mid lane: para um pico de poder mais precoce da rota do topo, todas as tropas da mid lane vão conceder 1 de ouro a menos ao serem abatidas antes dos 14 minutos de partida.
Novidades de itemização
Não menos importante, a pré-temporada 2023 de League of Legends trará 12 mudanças de itens. Alguns deles já estão disponíveis em Summoner’s Rift, mas sofrerão algumas alterações. Outros retornarão ao LoLzinho em um clima de nostalgia. E, bem, também existem itens novos em folha que estão prestes a estrear.
Perseverança de Icathia (item mítico)
- Status: 400 de vida, 30 de armadura, 30 de resistência mágica e 20 de aceleração de habilidade.
- Efeito: recebe um acúmulo que concede 3 de armadura e resistência mágica (máximo de 10) para cada segundo de combate contra campeões; ao atingir o máximo de acúmulos, ganha um fortalecimento que drena instantameamente cada inimigo ao redor em 4% de sua vida máxima e que dobra as resistências concedidas até o fim do combate.
- Passivo mítico: concede 5 de Armadura e de Resistência Mágica a todos os outros itens lendários.
Virtude Radiante (item mítico)
- Status: 400 de vida, 30 de armadura, 30 de resistência mágica e 20 de aceleração de habilidade.
- Efeito (Luz-guia): aumenta sua vida máxima em 10% (por 9 s) ao conjurar a ultimate; neste intervalo, o usuário e os aliados em até 1.200 de alcance recebem 25 de aceleração de habilidade (exceto para ultimate) e se curam em 1,5% da vida máxima a cada 3 s — o valor aumenta em até 100% com base na vida perdida do campeão e a cura é dobrada no usuário.
- Passivo mítico: concede 100 de vida a todos os outros itens lendários.
Manopla dos Glacinatas (item Mítico)
- Status: 400 de vida, 40 de armadura e 20 de aceleração de habilidade.
- Efeito (Lâmina Arcana): depois de usar uma habilidade, o próximo ataque é fortalecido com um adicional de 100% de dano físico base em uma área de ação e cria um campo congelado por 2,5 s; inimigos que se moverem pelo campo sofrem 15% (+ 0,003% da sua vida máxima) de lentidão, enquanto alvos primários sofrem o dobro de lentidão e causam 10% a menos de dano a você por 2,5 s.
- Passivo mítico: concede 50 de vida, 5% de tenacidade e 5% de resistência a lentidão a todos os outros itens lendários.
Incendiário do Gigante (item Mítico)
- Status: 800 de vida, 200% de regeneração de vida base e 20 de aceleração de habilidade.
- Efeito (Devastação Colossal): carrega um ataque poderoso contra um campeão por 3 s enquanto estiver dentro do alcance de 600 dele; o ataque drena o alvo (causando 50 + 10% da sua vida máxima como dano físico adicional e curando você no mesmo valor) e o usuário recebe um bônus permanente de vida máxima equivalente a 15% da drenagem.
- Passivo mítico: concede 1% de aumento de vida e 6% de tamanho de campeão a todos os outros itens lendários.
Bastão das Eras (item Mítico)
- Status: 60 de poder de habilidade, 300 de vida e 300 de mana.
- Efeito: o item ganha 20 de vida, 20 de mana e 4 de poder de habilidade a cada minuto (máximo de 10 stacks); ao atingir o máximo de acúmulos, o usuário recebe um nível (se estiver abaixo dos 18).
- Passivo mítico: concede 5 de aceleração de habilidade a todos os outros itens lendários.
Catalisador das Eras
- Status: 225 de vida e 300 de mana.
- Efeito (Eternidade): restaura mana equivalente a 15% do dano sofrido de campeões, e vida equivalente a 20% de mana gasta (com limite de 15 de vida por conjuração); habilidades do tipo “alternar” só podem se curar até 15 de vida por segundo.
Máscara Abissal
- Status: 500 de vida, 300 de mana, 40 de resistência mágica e 10 de aceleração de habilidade.
- Efeitos (Eternidade/Destroçar): restaura mana equivalente a 15% do dano sofrido de campeões, e vida equivalente a 20% de mana gasta (com limite de 15 de vida por conjuração); habilidades do tipo “alternar” só podem se curar até 15 de vida por segundo / amaldiçoa campeões inimigos próximos, reduzindo a resistência mágica deles em 5 + 1,5% de Vida adicional (máximo de 25); para cada inimigo amaldiçoado, recebe 9 de resistência mágica.
Égide de Fogo Solar (não é mais um item mítico)
- Status: 400 de vida e 50 de armadura.
- Efeito (Imolar): causar ou sofrer dano faz com que o usuário comece a causar 15 (+ 1,75% de Vida adicional) de dano mágico a inimigos próximos (aumentado em 25% contra tropas e 150% contra monstros da selva) por 3 s; causar dano a campeões inimigos ou monstros épicos da selva adiciona um acúmulo (máximo de 6), aumentando em 10% o dano subsequente de Imolar por 5 s.
Quimiotanque Turbo (não é mais um item mítico)
- Status: 450 de vida, 50 de resistência mágica e 10 de aceleração de habilidade.
- Efeito ativo (Sobrecarregado): concede 40% de velocidade de movimento em direção a inimigos ou torres inimigas por 4 s; ao aproximar-se de um inimigo (ou após os 4 s), causa 40% de lentidão a campeões próximos por 1,5 s.
Presságio de Randuin
- Status: 400 de vida e 70 de armadura.
- Efeitos (Humildade/Duro como Pedra/Resiliência Crucial): causa breve lentidão de 55% a inimigos próximos por 2 s / reduz o dano sofrido de ataques em até 5% (+ 0,35% da Vida máxima), com limite de 40% do dano do ataque / acertos críticos causam 20% a menos de dano ao usuário.
Spear of Shojin
- Status: 65 de dano de ataque, 300 de vida e 20 de aceleração de habilidade.
- Efeitos (Força Dracônica/Exigência): suas habilidades (exceto ultimate) recebem (6 + 10% de DdA adicional para campeões corpo a corpo e 4 + 6% de DdA adicional para campeões de ataque à distância) de aceleração de habilidade, que é reduzida a (3 + 5% de DdA adicional para campeões corpo a corpo e 42 + 3% para campeões de ataque à distância) em habilidades de imobilização / recebe até (15% para campeões corpo a corpo e 10% para campeões de ataque à distância) de aumento de velocidade de movimento com base na sua vida perdida.
Hidra Raivosa
- Status: 65 de dano de ataque, 20 de aceleração de habilidade e 9% de vampirismo universal.
- Efeitos (Fenda/Carnívoro): ataques e habilidades causam (60% para campeões corpo a corpo e 30% para campeões de ataque à distância) de dano físico a outros inimigos dentro de 350 unidades de distância do alvo atingido / ganha 0,5 de DdA (máximo de 25) e 0,1% de vampirismo universal (máximo de 5%) ao abater um inimigo; o usuário perde 50% dos acúmulos ao morrer.
Fonte: Riot Games
Comentários