League of Legends: os campeões mais fortes para o início da temporada 2023
Com a temporada 2023 marcada para começar na terça-feira (10), a equipe do blog KaBuM! mostra quais são os campeões mais fortes do momento de League of Legends. Confira!By - Alvaro Scola, 6 janeiro 2023 às 16:28
Matéria produzida em parceria com Igor Shimabukuro
A temporada de 2023 do League of Legends começa na terça-feira (10), sendo que muitas mudanças foram vistas do fim de 2022 para cá. Já entre os lolzeiros de plantão, é claro, a preocupação está em se sair bem na MD10 para que um elo mais elegante seja obtido.
O blog KaBuM!, sem se comprometer ou se responsabilizar por feedadas alheias, foi atrás de verificar como está o meta do jogo, com base na pré-temporada, através de partidas, números de vitórias e outros dados para trazer a lista com os campeões mais fortes para o começo da temporada de 2023 do League of Legends e que podem ser ótimas sugestões de pick para a MD10. Confira!
Melhores top laners
A pré-temporada do League of Legends para 2023 trouxe novamente um buff para tanks, que agora dão até mesmo bastante dano, além de serem quase imortais. Entretanto, os bruisers são quem estão em destaque.
Dr.Mundo
Desde que passou por uma mudança em que mais vida é convertida em dano de ataque, Dr.Mundo tem provado que está bem forte. Assim, ele é o campeão do topo com a maior taxa de vitória, que ainda abusa com runas como Aperto dos Mortos-Vivos para ter ainda mais vida (e dano).
Já para a build, como vida para o Dr.Mundo nunca é demais, esta é a sugestão: Coração de Aço, Égide de Fogo Solar, Botas Galvanizadas de Aço (pode ser trocada dependendo da composição inimiga), Hidra Titânica, Semblante Espiritual e Armadura de Espinhos ou Placa Gargolítica.
Fiora
A Fiora nunca desapareceu do meta do League of Legends por completo, mas as mudanças na Hidra Raivosa levaram a campeã a recuperar vida como nunca. Nas runas, para continuar buscando lutar sempre que possível, a escolha preferida dos jogadores tem sido por Conquistador.
Já na itemização, o primeiro item a ser fechado é o mítico Ruptor Divino. Após ter feito o mesmo, faça: Hidra Raivosa, Botas Ionianas da Lucidez, Quebracascos, Dança da Morte e Anjo Guardião ou Mandíbula de Malmortius.
Darius
O Dairus não passou por grandes mudanças, mas ainda está entre os 3 campeões do top ao levar em consideração a taxa de vitórias e de escolha do campeão. A runa, como sempre, é a Conquistador, mas a grande dica fica para escolher o Fantasma de Feitiço de Invocador.
Já a build sugerida para o Darius é: Força da Trindade, Botas Galvanizadas de Aço (pode ser trocada de acordo com os adversários), Couraça do Defunto ou Força da Natureza, Dança da Morte, Sinal de Sterak e Armadura de Espinhos.
Melhores caçadores
Já na selva do League of Legends, os campeões variam bastante em questão de estilo e não apenas os tanks que se destacam.
Rammus
Ao levar em consideração a taxa de escolha e de vitórias, Rammus pode ser considerado o campeão mais forte da selva com uma taxa de vitórias de 53,98%. Já por conta de seu kit e por ser tank de natureza, a melhor escolha de runa para o Rammus fica com o Pós-Choque.
Na itemização, nada mudou muito para Rammus e, assim, indicamos esta build: Armadura de Espinhos, Botas Galvanizadas de Aço, Jak’Show, o Inconstante, Couraça do Defunto ou Égide de Fogo Solar, Máscara Abissal ou Força da Natureza e Placa Gargolítica.
Elise
A famosa aranha do League of Legends passou um tempo sumida, mas as mudanças na selva a ajudaram no clear e a dar dano mais facilmente. Para acabar com os inimigos com pouca vida e escalonar bem, a escolha de runa dos jogadores tem sido a Colheita Sombria.
Na build, Elise opta por itens praticamente feitos por magos. Assim, essa é a sugestão: Sapatos do Feiticeiro, Colhedor Noturno, Chama Sombria, Capuz da Morte de Rabadon, Cajado do Vazio e Ampulheta de Zhonya.
Master Yi
O Master Yi passou por algumas mudanças em 2022 e até chegou a perder um pouco de espaço, mas atualmente está bem forte. Assim como outros campeões que querem abusar da velocidade de ataque, a runa ideal para o campeão tem sido a Ritmo Fatal.
Já a itemização do Master Yi é bem similar a de alguns ADCs e essa é nossa sugestão: Espada do Rei Destruído, Lâmina da Fúria de Guinsoo, Passos de Mercúrio, Mata-Cráquens, Dança da Morte e Anjo Guardião ou Limite da Razão.
Melhores mid laners
A mid lane, quando comparada ao meta do ano passado, está com campeões diferentes, sendo que assassinos AP são o grande destaque.
Kassadin
Com a volta do Bastão das Eras e um meta que beneficia o late game, é claro, o Kassadin volta a figurar entre os principais campeões do League of Legends. Mesmo que não faça tanto uso no early game, a runa principal para o campeão explodir os seus adversários no fim das partidas é a Eletrocutar.
Na itemização, Kassadin dá preferência por itens de mana e a build sugerida é esta: Bastão das Eras, Passos de Mercúrio, Cajado do Arcanjo (lágrima pode ser comprada como primeiro item), Capuz da Morte de Rabadon, Cajado do Vazio e Ampulheta de Zhonya.
Vex
A Vex, desde que recebeu um buff perto do fim do ano passado, já estava em alta e isso não mudou com a pré-temporada. A runa sugerida para a campeã, que combina bastante com seu combo, é a Eletrocutar.
Por sua vez, a build da Vex é mais focada em AP puro. Aqui fica a sugestão: Tormenta de Luden, Chama Sombria, Sapatos do Feiticeiro, Capuz da Morte de Rabadon, Cajado do Vazio e Ampulheta de Zhonya.
Katarina
Fazia um tempo desde que a Katarina não aparecia na lista dos campeões mais fortes, apesar de nunca ter ficado, efetivamente, fraca. Assim como os outros assassinos, é claro, Katarina quer explodir qualquer um e a runa preferida dos jogadores tem sido a Eletrocutar.
Nos itens, alguns jogadores até se arriscam a fazer uma build AD, mas a melhor sugestão que temos com base na taxa de vitórias é esta: Sapatos do Feiticeiro, Dente de Na’Shor, Chama Sombria, Ladrão de Almas de Mejai (comece a partida com o Lacre Sombrio), Explocinturão Hextec, Capuz da Morte de Rabadon ou Cajado do Vazio.
Melhores atiradores
A julgar a força dos tanks neste começo de temporada no League of Legends, é fácil afirmar que viver na pele de um ADC não será tarefa fácil. Mas apesar dos pesares, existem algumas boas escolhas que podem funcionar para o começo desta temporada — caso não tome hit kill de um Mundo full tank.
Kai’Sa
Kai’Sa pode não ser a atiradora com a maior win-rate neste começo de season, mas é apontada com a melhor escolha. E muito disso é referente ao seu dano híbrido — que dificulta a vida de tanks —, à sua diversidade de builds e o fato de possuir um bom kit de engage/disengage.
Sobre as runas, quem for investir na jogatina com ela deve apostar em Ritmo Fatal na árvore primária e uma outra secundária baseada em dominação.
E apesar de sua build ser bastante flexível, apostar em Mata-Cráquens, Dançarina Fantasma, Gume do Infinito e Lembranças do Lorde Dominik será garantia de dano.
Nilah
Nilah é outra que está com bons números (52,96% de win rate) e que promete chegar chegando em 2023 no League of Legends. O motivo? Além de ser uma campeã com boa mobilidade, parte do seu dano causado ignora armadura e ela ainda pode ser extremamente chata se jogada ao lado de um suporte de peel.
Para sucesso com ela, vá de Conquistador na árvore primária e Caçador de Tesouros na secundária.
Já sobre os itens, a principal recomendação é optar por itens como Arco-Escudo Imortal, Hidra Raivosa, Dançarina Fantasma, Gume do Infinito e Lembranças do Lorde Dominik.
Tristana
A última das sugestões é uma das maiores carregadoras do League of Legends: Tristana. Com uma passiva que prioriza o late game, a campeã fica mais forte a cada minuto que passa. No fim, o resultado será uma hyper carry capaz de derreter tanks ou inimigos com pouca vida.
Dito isso, opte por Chuva de Lâminas para melhorar o seu early game — e garantir o late.
Quanto à itemização, não invente: vá de crítico e velocidade de ataque. Em outras palavras, escolha Mata-Cráquens, Dançarina Fantasma, Gume do Infinito, Lembranças do Lorde Dominik e um último item situacional.
Melhores suportes
Se o meta é de tanks no League of Legends, é provável que os melhores suportes sejam justamente campeões com muita vida e resistência, certo? Não necessariamente. É preciso lembrar que apenas carregadores vão conseguir dar dano em tanks inimigos. E para garantir que isso aconteça, sups de peel podem ser ótimas escolhas.
Nami
E neste sentido, a Nami consegue proporciona tudo que um ADC deseja: controle de grupo, cura, velocidade de movimento e dano adicional. E talvez seja por isso que a campeã esteja na liderança das principais indicações de suporte para a nova temporada de League of Legends.
Dominação pode ser uma runa forte, mas a preferência dos jogadores têm sido a combinação de Invocar Aery e Revitalizar.
Quanto aos itens, vale apostar em tudo que proporcione um peel de qualidade: Mandato Imperial, Putrificador Quimtec, Cajado Aquafluxo e Redenção.
Maokai
Também viável em outras lanes do League of Legends, Maokai pode muito bem fazer o papel de proteção. Ele pode não ter o mesmo potencial da Nami, mas em compensação, tem muita mais vida e resistência que a campeã e uma team fight fortíssima.
Sobre as runas, aposte no que os jogadores têm investido: Primeiro Ataque e Celeridade.
Já sobre os itens, mescle entre dano e resistência e invista em Proteção Imutável, Abraço Demoníaco, Armadura de Espinhos e, se couber, Capuz da Morte de Rabadon.
Janna
Por fim, Janna pode ser uma ótima opção para subir de elo em League of Legends. E a lógica permanece a mesma dos demais campeões: se o intuito é proteger os carregadores, a Fúria da Tormenta consegue fazer isso com maestria.
E para garantir uma gameplay de qualidade com ela, opte pelas runas Aprimoramento Glacial e Revitalizar.
Quanto à itemização, não invente: vá de Pedra Lunar, Putrificador Quimtec, e Redenção.
Comentários