Clássico dos games, ‘Katamari Damacy’ ganha homenagem na página inicial do Google
Jogo originalmente publicado pela Namco saiu no PlayStation 2 e vê você controlar uma bola – chamada ‘Katamari’ – para agradar seu paiBy - Rafael Arbulu, 15 junho 2023 às 16:57
O Google está usando a sua página oficial para homenagear um dos jogos mais doidos – e mais queridos – da história: Katamari Damacy foi originalmente lançado em março de 2004 para o PlayStation 2, e gerou uma franquia de quatro jogos para a Namco (atual Bandai Namco), fora os spin offs.
O jogo colocava você na pele do “Príncipe de Todo o Cosmo”, incumbido da missão de reconstruir estrelas e planetas para agradar o seu pai – convenientemente chamado “Rei de Todo o Cosmo”. E a premissa disso é que dava a estranheza do título: para cumprir seu objetivo, você tinha que rolar uma bola chamada “Katamari” para, literalmente, grudar tudo o que pudesse nela. É…melhor que um vídeo do jogo explique isso para você:
Sim, pensamos exatamente o mesmo que você. E atestamos que o jogo é muito bom.
Avançando quase 20 anos, agora é o Google quem resolve congratular essa história: ao acessar a página inicial do buscador e digitar “Katamari” na busca, um widget no formato da bola titular vai aparecer no card à direita. Clique nele e você pode arrasta a bola com cliques do mouse ou as setas do teclado e capturar tudo que vê na tela – a caixa de busca, as palavras, o logotipo do Google, imagens e cards…literalmente, tudo.
Assim como no jogo do PS2, à medida em que você for coletando coisas, a Katamari sob seu controle ficará cada vez maior, e a tela, mais desconjuntada.
Esse é mais um dos muitos easter eggs que o Google tem para os fãs dos videogames: se você digitar “Do a Barrel Roll” na caixa de buscas, por exemplo, toda a página vai girar 360º – uma referência a Star Fox 64, onde um dos personagens incessantemente insistia para que você “girasse como um barril” para escapar de tiros inimigos.
Ainda não há informações de até quando a homenagem a Katamari Damacy ficará no ar, mas assim como outros projetos do Google, o Internet Archive certamente irá guardá-lo para posteridade.
Comentários