Foi o tempo que o mercado de videogames era dominado por consoles ou PCs caríssimos. A chegada dos smartphones transformou esse cenário. Hoje, mais de 6 bilhões de pessoas no mundo possuem um telefone inteligente – não seria surpresa, então, saber que os jogos para celular representam mais de 52% deste mercado, com receita de US$ 93,2 bilhões em 2021; mais do que PCs e consoles juntos. Quer mais?!

A constatação saiu do último relatório divulgado pela Newzoo, uma consultoria da indústria gamer. Segundo o levantamento, o mercado de jogos para celular agora é maior do que consoles e PCs combinados. Se não bastasse, também é o segmento que mais cresce atualmente.

Jogos para celular superam receita de PCs e consoles combinados

Imagem: reprodução / Newzoo

O poder da China explica

A maior parte dessa receita gerada pelos games mobile vem da região Ásia-Pacífico; só a China responde por um terço (US$ 30 bilhões). O dobro dos Estados Unidos, que contribuem com US$ 15 bilhões nesse montante.

Além da população ávida por jogos para celular, empresas chinesas como a Tencent e a Mihoyo também geraram US$ 18 bilhões em receita fora da China no ano passado.

Jogos para celular superam receita de PCs e consoles combinados

Imagem: reprodução / Newzoo

Outro destaque são as economias emergentes, como a América Latina, África e Oriente Médio; ainda que essas regiões representem menos de 10% do mercado geral de jogos para celular, elas apresentam o crescimento mais rápido que, segundo analistas, deve continuar forte nos próximos anos.

O céu é o limite

A expectativa é que o número de smartphones ultrapasse 7 bilhões de unidades até 2024. Se combinarmos isso com a chegada do 5G em todo o mundo, dá para imaginas que esse setor de jogos para celular deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Game no smartphone para ilustrar a jogatina multiplataforma oferecida pelos serviços de streaming de jogos

Imagem: Onur Binay/Unsplash

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários