Bomba! Jim Ryan deixa cargo de CEO do PlayStation
Líder da Sony Interactive Entertainment desde 2019, Jim Ryan foi responsável por finalizar a aquisição da Bungie, e entrou na empresa em 1994By - Rafael Arbulu, 27 setembro 2023 às 19:26
Uma fonte ouvida pela agência Bloomberg afirma que Jim Ryan, atual CEO da divisão PlayStation (ou Sony Interactive Entertainment) da Sony, deve deixar o cargo que assumiu em 2019.
A informação ainda é tão preliminar que a agência até veiculou a matéria de forma incompleta — provavelmente por ela ainda estar em apuração. Na realidade, a conversa começou pelo perfil de Jason Schreier no X (ex-Twitter). Schreier é o repórter de videogames da Bloomberg e comumente é fonte de boa parte das confirmações de vazamentos no setor. Entretanto, a saída do executivo já foi confirmada em um e-mail enviado por ele aos funcionários.
BREAKING: PlayStation boss Jim Ryan is stepping down, two sources tell Bloomberg News.
— Jason Schreier (@jasonschreier) September 27, 2023
“Estou saindo após ter o privilégio de ter um emprego que eu amo, em uma empresa muito, muito especial, e tendo trabalhado com ótimas pessoas.” — Jim Ryan, via e-mail aos funcionários
Ryan não citou o motivo de sua saída, mas confirmou pelo e-mail acima que ele permanece na posição até março de 2024. O referido mês corresponde ao fim deste ano fiscal para a Sony, então o “novo” CEO não precisará assumir nada “pela metade”. Interinamente, Hiroki Totoki, COO e CFO do Grupo Sony, assumirá as obrigações de Ryan. Ele, por sua vez, permanecerá apenas em caráter administrativo.
Jim Ryan assumiu o cargo de CEO da SIE em abril de 2019, sucedendo John Kodera e Andrew House. Estes, por sua vez, foram sucessores a Kazuo “Kaz” Hirai, tido como a maior figura a liderar a divisão.
Uma das maiores conquistas de Jim Ryan no comando do PlayStation foi a finalização da aquisição dos estúdios Bungie (HALO, Destiny), bem como a ampliação de campanhas de marketing na divulgação de jogos como God of War Ragnarok e a assinatura de acordos de exclusividade com a Square Enix para Final Fantasy XVI.
Entretanto, ele vem atraindo críticas recentes em suas brigas com a Microsoft — sobretudo na aquisição da Activision Blizzard King.
Ainda não foi confirmado se Jim Ryan deixa a Sony em virtude de uma oportunidade em outra empresa ou se vai se aposentar da indústria.
Comentários