Nos calcanhares da alçada de Elon Musk à liderança do Twitter, Jack Dorsey, o fundador e ex-líder da rede social de microblogs, anunciou a abertura dos testes beta de sua nova plataforma, a Bluesky Social.

A Bluesky não é uma “rede social” no sentido literal da expressão, e está mais para um protocolo que busca estabelecer um padrão de controle tecnológico descentralizado. O próprio Dorsey admite uma expectativa de que o Twitter venha a ser um dos clientes da marca no futuro.

Essencialmente, a ideia do executivo é veicular uma plataforma que estabeleça linhas de controle tecnológico baseada em blockchain, mas uma que não tenha um “dono” ou “CEO”. Tanto que a empresa homônima que faz a sua gestão – fundada por ele – não tem um proprietário: todos os funcionários são “donos”.

De acordo com Dorsey, que publicou um longo fio – no Twitter, ironicamente – um dos maiores desafios das redes sociais hoje é o crescimento fora de qualquer escala previsível da desinformação e abuso, a níveis que plataformas com controles tradicionais não conseguem contornar. O executivo também ressalta a mudança de paradigmas onde, antes, as empresas do setor tinham como parâmetro a veiculação e publicação de conteúdo do usuário, mas hoje, o cenário mudou-se para algoritmos que direcionam a atenção do usuário e, consequentemente, controlam a discussão.

“Mesmo o Twitter, no início era tão aberto que muitos viram nele o potencial para que ele fosse um padrão descentralizado de internet, assim como o SMTP foi para o e-mail. Por várias razões – todas bem justificadas na época – nós tomamos um rumo diferente e cada vez mais centralizador para o Twitter. Mas muito do mercado mudou ao longo dos anos.”

O assunto parece difícil de entender, mas certas analogias o tornam mais simples do que você imagina: essencialmente, o Bluesky existe no intuito de se tornar um padrão tecnológico para que empresas como o Twitter – e concorrentes dele – possam se comunicar entre si.

Segundo o perfil da Bluesky – de novo, ironicamente – no Twitter, a notícia da abertura do beta, anunciado por Jack Dorsey e pela própria iniciativa, já criou uma fila de espera de 30 mil usuários. A plataforma agradeceu o interesse do público e afirmou que os convites serão enviados de forma gradual, a fim de garantir que a estrutura tecnológica por trás da novidade possa escalar conforme a demanda e, assim, evitar quedas.

O formulário para entrar na lista foi publicamente disponibilizado por Jack Dorsey e reproduzido no site da companhia. Ele ainda não fala quando o Bluesky Social será lançado, mas você já pode entrar no aguardo neste link.

via Jack Dorsey (Twitter)

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários