Itaú nega ataque cibernético em falha de saque e depósito indevidos
Nesta quinta-feira, serviços do banco apresentaram instabilidade e falhas em várias contas correntes de clientes, que acusaram saques e depósitos extrasBy - Liliane Nakagawa, 4 março 2022 às 7:15
Na manhã desta quinta-feira (3), o banco Itaú apresentou instabilidade de acesso e falhas em contas de vários clientes, que acusavam saques e depósitos inexplicados. De acordo com o instituição financeira, o banco já estava corrigindo o problema e negou qualquer ataque cibernético aos sistemas.
O problema teve início por volta das 8h. Depois de 4 horas, o banco informou, via conta no Twitter, que estava ciente da falha e “alguns clientes estão tendo problemas com a demonstração do extrato e saldo de conta corrente. Pedimos desculpas pelo transtorno e estamos corrigindo o mais rápido possível”. A instituição financeira adicionou que a origem do problema era desconhecida e que estava sob investigação, “mas já se sabe que não tem relação com evento externo”.
Alguns clientes estão tendo problemas com a demonstração do extrato e saldo de conta corrente. Pedimos desculpas pelo transtorno e estamos corrigindo o mais rápido possível.
— Itaú de olho nos novos nomes (@itau) March 3, 2022
Apesar do tweet do banco, às 17h39, informando que os serviços já haviam sido estabelecidos, por volta das 8 da noite, o blog KaBuM! constatou em testes que o sistema ainda estava instável, e o acesso ao internet banking via web ainda permanecia indisponível.
Nossos serviços foram restabelecidos. Para pagamentos que não puderam ser feitos ao longo do dia:
? TEDs poderão ser feitos até as 18h15
? PIX até a meia-noitePedimos mais uma vez desculpas pelo transtorno e agradecemos a paciência de todos vocês neste processo.
— Itaú de olho nos novos nomes (@itau) March 3, 2022
De acordo com o site Convergência Digital, o banco explicou que “A origem do problema está relacionada com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes. Portanto, a causa não tem relação com quaisquer eventos externos. O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível.”
Itaú é notificado pelo Procon
Além das reclamações dos clientes, a indisponibilidade dos serviços durante o dia também rendeu uma notificação do Procon-SP. Em nota, o órgão pediu que “A empresa deverá esclarecer quando constatou o problema, qual a previsão de regularização, quais providências e protocolos de segurança foram implementados, se o banco de dados da empresa foi afetado e que tipo de informações foram comprometidas”.
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