O roubo físico do iPhone está em alta. Você está tranquilo pela rua, checando uma mensagem importante com o seu smartphone destravado quando, de repente, um ser desaplaudido da vida passa correndo ou de bicicleta e o puxa da sua mão. Vídeos onde isso ocorre em flagrante já são bem conhecidos pela internet.

Situações assim estão, infelizmente, ficando cada vez mais comuns, e se você já navegou pelas políticas de segurança e proteção de conta da Apple e do Apple ID, sabe o trabalhão que terá agora para tentar se defender de acessos indevidos ou, pelo menos, recuperar sua conta. Felizmente, há um meio de se prevenir disso:

Especial celulares - iPhone 14

Imagem: divulgação/Apple

O que é e para que serve a Chave de Recuperação do iPhone

A função de gerar uma chave de recuperação foi introduzida pela Apple em seus “iTrecos” em 2020. Essencialmente, é uma camada extra de segurança contra hackers e ladrões, na forma de uma combinação aleatória de 28 caracteres que protege o seu Apple ID.

Como você sabe, o Apple ID controla praticamente todos os aspectos do funcionamento de um iPhone: seja para baixar novos apps, controlar o armazenamento de arquivos no iCloud ou acessar funções de sistemas do iOS, você vai precisar dele – e perdê-lo se traduz em uma imensa dor de cabeça, com pessoas simplesmente desistindo do processo e comprando um celular novo, em alguns casos.

Isso não seria um problema se você tivesse seu iPhone, digamos, furtado do bolso, onde ele normalmente está travado (se não está, trave-o agora: vai ficar dando sorte para o azar?). Mas se alguém o puxa da sua mão com o aparelho em uso, evidentemente você já o abriu, então todo acesso é válido a partir daqui.

Uma vez que o ladrão pegou seu celular, destravado, ele pode simplesmente abrir o menu de configurações e redefinir a sua senha, efetivamente impedindo você de executar todas as medidas de segurança provenientes dela, e acessando tudo que o seu celular tem instalado – suas redes sociais, seus apps de banco etc.

Como acionar a Chave de Recuperação

Para essa finalidade, existe a Chave de Recuperação. O problema: essa função está tão enterrada nas configurações normais, que a maioria dos usuários do iPhone nem sabem ou, mesmo os que sabem, não a acionam por preguiça, se arrependendo amargamente disso depois.

Assim sendo, aqui vai a dica de como acioná-la e utilizá-la da melhor forma:

Para iPhone, iPad e iPod Touch:

  1. Acesse o menu de Ajustes e toque no seu nome. Em seguida, vá para “Senha e Segurança” e insira o Apple ID se o aparelho pedir
  2. Toque em “Chave de Recuperação” e ative essa opção, tocando em seguida em “Usar Chave de Recuperação”. Se pedir o código de acesso (a senha usada para destravar o aparelho), insira e anote a chave que será exibida. Lembre-se de guardá-la em local seguro e não a compartilhe com ninguém
  3. Na tela seguinte, insira a chave para confirmar a operação

Para macOS

  1. Abra o ícone de “Preferências do Sistema”, acessando “ID Apple” e “Detalhes da Conta” em seguida. Como de praxe, se o aparelho pedir pelo seu Apple ID, insira-o
  2. Clique em “Segurança” e encontre a opção “Chave de Recuperação”, ativando-a e clicando em “Usar Chave de Recuperação”
  3. Anote a chave que o sistema vai lhe exibir, guarde-a em local seguro e não a compartilhe com ninguém. Ao clicar em “Continuar”, insira a chave que acabou de anotar para confirmar a operação

Tá, mas o que isso faz?

Como dissemos lá em cima, ladrões que pegam o iPhone da sua mão normalmente têm a vantagem de estar com o aparelho destravado – você o estava usando, afinal. Uma ação comum é eles usarem a redefinição de senha do seu Apple ID, impedindo que você faça o acesso remoto e trave seu aparelho ou limpe seu conteúdo (a famosa “Restauração de Fábrica”).

Com isso, seu aparelho fica irremediavelmente exposto ao uso do ladrão, que poderá acessar suas fotos, suas redes sociais e, em alguns casos, até seus apps de banco.

A Chave de Recuperação previne justamente isso: ao ativar essa função, seu aparelho – seja ele um iPhone ou um macbook – ganha uma camada a mais de segurança. Se o ladrão tentar redefinir suas senhas de sistema com esse recurso ligado, o iOS pedirá pela chave que você anotou. Sem ela, ele não redefine sua Apple ID, e você consegue acessar seu perfil e controlar seu celular à distância.

Não precisamos dizer que, como tudo que envolve a segurança da Apple, você não deve, em hipótese alguma, perder a Chave de Recuperação. Menos ainda compartilhá-la com alguém. Se você por alguma razão perdê-la, acessar seus dados no aparelho afetado será virtualmente impossível.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress