A Apple lançou o iPhone 15 recentemente, confirmando que a nova família de smartphones usará o padrão USB-C para conexão cabeada. Smartphones Android já vêm usando esse mesmo sistema há anos, então, claramente, a notícia não é tão grande quanto possa parecer (mesmo a Apple tendo sido obrigada à mudança).

Ainda assim, muita gente tem se perguntado que tipo de mudança isso pode trazer à “Maçã”, além do que já se espera. Por exemplo, se você ligar um iPhone 15 a um dispositivo Android por meio da conexão USB-C, o que acontece? O pessoal do PetaPixel publicou um vídeo em seu canal no YouTube com a resposta.

É…nada muito impressionante: um celular carrega a bateria do outro, basicamente.

Entretanto, por baixo do óbvio, há mais o que se analisar: inicialmente, é possível ver que o iPhone começa a retirar a energia do aparelho Android, mas conforme a leitura é feita em ambos os dispositivos, o Android passa a ser carregado pelo smartphone da Apple.

Normalmente, o dispositivo com a menor bateria tende a ser energizado por aquele com a maior célula. Isso é uma premissa simples de entender, por exemplo, em sistemas de recarga por indução: um Galaxy Watch6 será carregado por um Galaxy S23 – e não o contrário – por exemplo.

USB-C do iPhone 15 Pro e Pro Max

Imagem: reprodução/Apple

Entretanto, o fato de que o iPhone 15 começar a conexão tirando a carga do Android mostra que a conexão é errática entre os dois sistemas. Outra coisa a se notar é que, normalmente, iPhones tendem a ter baterias menores que outros aparelhos, o que deveria causar um resultado inverso ao que vemos no vídeo.

Não há, ainda, uma razão específica para isso acontecer, mas a suspeita reside na capacidade de desempenho energético: os cabos USB-C e entradas correlatas do iPhone 15 só vão até 4.5 watts (W) de potência, um valor bem pequeno para carregar smartphones mais contemporâneos. Isso deve, no entanto, servir para objetos menores, como o Apple Watch.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários