iPhone 14 Pro vence Steam Deck em benchmark de GPU multiplataforma
A16 do iPhone 14 Pro alcançou pontuação de 1.837, enquanto AMD Van Gogh do portátil da Valve chegou a score de 1.828By - Igor Shimabukuro, 21 outubro 2022 às 11:34
Acredite se quiser: o iPhone 14 Pro foi capaz de superar o Steam Deck no quesito GPU. O resultado foi obtido graças ao novo benchmark multiplataforma GPUScore Sacred Path, que permite comparativos de processadores gráficos entre diferentes plataformas.
Vale destacar que a comparação deve ser recebida com algumas ressalvas. Por mais que a ferramenta ofereça comparações diretas entre hardware, sistemas operacionais e produtos diferentes, nem todos os hardwares ainda estão contemplados e há oscilações de resultados.
Dito isso, é hora de ver mais de perto esse comparativo.
iPhone 14 Pro > Steam Deck
O iPhone 14 é alimentado pelo chipset A16 Bionic de 4 nm, que inclui uma CPU de 6 núcleos e uma GPU de 5 núcleos. Já o portátil da Valve usa o AMD Van Gogh de 7 nm, construído com a arquitetura RDNA 2 e com 8 núcleos.
Curiosamente, o smartphone da Apple levou a melhor.
GPU | Pontuação | Dispositivo | API | SO |
---|---|---|---|---|
Apple A16 | 1.837 | iPhone 14 Pro | Metal | iOS 16.0.3 |
AMD Van Gogh | 1.828 | Steam Deck | Vulkan 1.2 | SteamOS |
Segundo os testes feitos no GPUScore Sacred Path, o A16 Bionic alcançou uma pontuação de 1.837, enquanto o AMD Van Gogh atingiu 1.828 pontos. Essa pontuação representa o FPS médio multiplicado por 100 — uma pontuação de 3 mil representa uma média de 30 FPS, por exemplo.
A distância não é larga, mas é possível observar uma ligeira vantagem do iPhone 14 Pro. Fato é que ambos ficaram à frente de GPUs como AMD Ryzen 9 5900HX (integrada), Qualcomm Adreno 730 e Arm Mali-G710 MC10. Os campeões do segmento de portáteis foram os chipsets M2 e M1, da Apple.
Novamente, vale ressaltar que os resultados não são 100% assertivos — foram necessários alguns testes para o iPhone Pro atingir 2.200 de pontuação, por exemplo. Mas de modo geral, é interessante observar o lançamento de um comparativo entre GPUs “universal”, que pode ser usado nas mais diferentes plataformas.
Que venham outros benchmarks.
Via: TechSpot e Tom’s Hardware
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