iPhone 14 pode ter lente periscópio com zoom de até 100x
By - Luiz Nogueira, 14 julho 2021 às 10:15
As lentes periscópio tornaram-se bastante populares nos últimos tempos, principalmente entre os principais modelos de aparelhos com Android. No entanto, essa implementação não deve ficar restrita a esses dispositivos, já que, ao que parece, há uma patente dessa tecnologia registrada pela Apple.
A patente, que recebeu o nome de “Folding Camera”, foi aprovada pelo United States Patent and Trademark Office e pode significar que algum modelo futuro de iPhone – presume-se que seja a partir do 14 – pode contar com a novidade, já que, além das informações, foi sugerido que a tecnologia será implementada em 2022.
A tecnologia pode integrar um módulo de câmera composto por múltiplas lentes em um aparelho móvel, trazendo melhorias de imagem. A implementação conta com dois elementos de dobramento de luz semelhantes a um prisma e um terceiro sistema que funciona entre ambos.
Com isso, o sistema de lentes pode se mover independentemente do elemento de dobra de luz para fornecer autofoco e estabilização ótica de imagem. Além disso, o arranjo de elementos pode ser selecionado enquanto fornece distância focal para trazer imagens de alta resolução. Isso vai garantir que usuários de iPhone possam ter acesso a um zoom de 10x a 100x.
Lente periscópio no iPhone
Apesar de ser novidade para o iPhone, as câmeras periscópio estão presentes há algum tempo nos aparelhos com Android, como o Galaxy S20 Ultra e o Xiaomi Mi 10. No entanto, a tecnologia conta com algumas limitações, como citado por Lu Weibing, sócio do grupo Xiaomi.
De acordo com ele, os motivos pelos quais alguns fabricantes passaram a não utilizar as lentes é que são caras e exigem um espaço muito grande do corpo do aparelho.
Embora o problema de preço possa ser contornado, a questão do tamanho não é tão simples. Por conta disso, usar um sensor do tipo para um smartphone que precisa ser leve e fino pode não ser o ideal.
Vale citar que tudo ainda é uma patente. Como a maioria dos registros desse tipo, pode ser que a Apple não implemente em nenhum aparelho.
Via: GizChina
Comentários